Mercado brasileiro de vedações ganha inédita tradução de manual sobre gaxetas de compressão

Mercado brasileiro de vedações ganha inédita tradução de manual sobre gaxetas de compressão

04.10.2016

Focado no atendimento às necessidades do setor de vedações e na contribuição com o melhor entendimento técnico de consumidores sobre as gaxetas de compressão, elementos utilizados para impedir ou reduzir a passagem de um fluido por uma determinada região, a CSVED – Câmara Setorial dos Fabricantes de Vedações, em parceria com a americana Fluid Sealing Association, acaba de lançar um manual técnico em língua portuguesa sobre esses dispositivos de vedação, adaptado ao mercado nacional.

O presidente da CSVED, Hélio Guida, explica que a iniciativa de fornecer um material didático aos usuários do produto partiu da câmara que, há anos, tem trabalhado na adaptação do manual para a linguagem portuguesa, a fim de beneficiar a indústria brasileira.

“O nosso objetivo é disponibilizar material técnico educativo para o mercado brasileiro, que é bastante carente de literaturas técnicas na área de vedação”, afirma Guida.

O manual

De forma simples e objetiva, o manual traz informações elementares para o entendimento de gaxetas de compressão que, de acordo com o material, tratam-se de elementos pré-formados, de estrutura flexível, empregadas para impedir (reduzir) a passagem de um fluido por uma determinada região (caixa de gaxetas).

O material provê informações sobre gaxetas de compressão e seus componentes, bem como a seleção e os métodos adequados de aplicação. O conteúdo funciona como uma referência útil para todos os envolvidos no manuseio e na operação de gaxetas de compressão, desde a fabricação das fibras até a construção específica e o uso final em aplicações específicas. As informações contidas no manual detalham não só o uso desse dispositivo, mas também as suas partes constituintes e os métodos de fabricação.

O manual pode ser adquirido diretamente com a câmara, que continuará trabalhando para a elaboração de novos manuais.

O setor

Como em todos os setores da economia, o segmento de vedações sentiu os efeitos da crise econômica. Entretanto, como esta indústria atua na manutenção de equipamentos, encontra um mercado essencialmente constante para trabalhar.

“A perspectiva é que, com a melhora da economia, as vendas possam crescer também para os fabricantes de equipamentos, aumentando o faturamento do setor”, avalia Guida.

A CSVED

Criada em 2009, a Câmara Setorial dos Fabricantes de Vedações – CSVED tem atuado em diversas frentes em prol do setor.

Nesse sentido, a CSVED tem buscado normas técnicas nacionais para selos mecânicos e procurado ajustar a descrição de todos os produtos da área de vedações. Enquanto isso, a câmara tenta financiamento para montar o laboratório próprio.

Nesses sete anos de existência, a CSVED já obteve importantes conquistas para o setor, como a parceria com a Fluid Sealing Association-USA para tradução de manuais técnicos, o curso de vedações no SENAI e as traduções de Normas Técnicas.