Ministério da Transparência, GE, Basf, Goodyear, Thomson Reuters, Danone e Libbs debatem na Amcham evoluções em compliance no Brasil

Ministério da Transparência, GE, Basf, Goodyear, Thomson Reuters, Danone e Libbs debatem na Amcham evoluções em compliance no Brasil

22.07.2016

 Fórum empresarial acontece na próxima quarta-feira (27/7) na sede da Câmara Americana de Comércio, em São Paulo.


A palavra de ordem hoje na maior parte das companhias é compliance.  Empresas de todos os portes e segmentos estão correndo contra o tempo para evoluir em programas de gestão de risco e integridade, em virtude da lei anticorrupção e operações em curso pela Polícia Federal e Ministério Público.

Para debater o tema e fazer um balanço dos programas de compliance em prática no País, a Amcham organiza na quarta-feira (27/7), das 8h30 às 12h, o 3º Seminário de Compliance e Gestão de Risco na sede da Amcham – São Paulo, com a General Electric (GE), AES Brasil, Goodyear, Thomson Reuters, Danone, Barbosa, Müssnich Aragão (BMA) Advogados e Libbs Farmacêutica.

Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega, coordenador-geral de Responsabilização de Entes Privados da Corregedoria-Geral da União, aborda o impacto do compliance para a competitividade brasileira. A Corregedoria faz parte do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, criado em 2016 em substituição à Controladoria-Geral da União (CGU).

No painel dedicado à gestão de risco, a moderadora será Ana Paula de Medeiros Carracedo, head de governança, risco e compliance do Grupo Votorantim. Os executivos participantes são:

Fábio Cunha, diretor jurídico e de compliance da Danone,

Gabriela Nolasco, líder de compliance da GE Energy Connections para a América Latina,

José Leonelio de Souza, head de desenvolvimento em negócios de governança, risco e compliance da Thomson Reuters,

Maurício Roncato, head de riscos e compliance da Libbs Farmacêutica

As discussões sobre monitoramento dos programas de compliance serão moderadas por Maria Cecília Carmona, diretora de compliance do Deutsche Bank, e contam com a participação de:

Adriana Dantas, sócia líder da área de ética corporativa e compliance do BMA Advogados,

Gabriela Ciccone, diretora jurídica da Goodyear,

Pedro Bueno Vieira, vice-presidente de assuntos legais, auditoria e compliance da AES Brasil

André de Oliveira, diretor Jurídico da BASF 

Serviço

O 3º Seminário de Compliance e Gestão de Risco acontece das 8h30 às 12h30, na sede da Amcham – São Paulo, Rua da Paz, 1.431, Chácara Santo Antônio. O evento Amcham é aberto a empresários e executivos de todos os portes e segmentos. Informações e inscrições peto site www.amcham.com.br/acontece

 92% das empresas buscam capacitação em compliance

Sondagem da Amcham com 121 empresários levantou que 92% deles estão em busca de capacitações e melhores práticas na área. A maioria (72%) sinalizou, hoje, também buscar no mercado internacional casos de sucesso de companhias concorrentes ou do mesmo do setor de atuação, inclusive, com interesse em curto prazo de realizar viagens de negócio.

Na lista de temas de interesse das companhias aparecem: fundamentos prioritários na execução de programas de integridade; ações de prevenção à fraude e relacionamento com fornecedores; e pilares e formas de desenvolvimento de uma cultura interna ética com líderes e colaboradores em geral. A pesquisa Amcham foi realizada em março de 2016.