Mitsubishi Electric lança unidade de comunicação sem fio para IHMs

Mitsubishi Electric lança unidade de comunicação sem fio para IHMs

14.01.2017

A velocidade em que a tecnologia evolui tem contribuído historicamente para a melhoria de processos e aumento do controle dentro da indústria. Equipamentos que automatizam a produção e aplicativos que ajustam a precisão e fornecem ferramentas para análise surgem como essenciais para qualquer empresa.

Com base neste cenário, a Divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric do Brasil lança o GOT Mobile, unidade de comunicação wireless que permite que as IHMs GOT2000 (modelos GT25 e GT27) sejam operadas por meio de tablets, smartphones e notebooks utilizando uma rede LAN. “Como o sistema permite até cinco dispositivos conectados, é possível que o mesmo número de pessoas esteja monitorando diferentes processos ou partes diferentes ou funções da linha de produção simultaneamente, oferecendo melhoria de produtividade, reduzindo o tempo de ajuste e manutenção da linha de produção”, afirma Hélio Sugimura/foto/, Gerente de Marketing da Divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric.

A solução consiste na instalação da unidade de comunicação wireless na IHM e uma licença de uso do sistema, que permite a conectividade dos equipamentos móveis. “A instalação e configuração é similar à de uma rede LAN sem fio comum. As licenças, uma para cada IHM, permitem até cinco conexões por equipamento”, explica o gerente.

A criação de telas para cada tipo de resolução ou dispositivo permite que a interface gráfica se ajuste de acordo com o dispositivo móvel utilizado, permitindo o mesmo nível de manuseio, independente do sistema operacional (Android, iOS ou Windows) e do tamanho da tela. “Você pode acessar a IHM a partir de um tablet ou de um smartphone e visualizar somente os objetos necessários para a operação da linha”, completa.