Nova Lei de Inovação

Nova Lei de Inovação

21.08.2019

A nova Lei Estadual de Inovação foi tema de discussão da audiência pública que ocorreu no dia 12 de agosto, na Assembleia Legislativa do Paraná. No mesmo encontro também foi assinado o Protocolo de Intenções entre Portugal e Paraná. Realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCTES) em parceria com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), a audiência procurou reunir atores dos mais variados segmentos a fim de discutir aspectos que possam viabilizar e aperfeiçoar o anteprojeto.

A Lei é um incentivo à inovação, pesquisa, ciência e tecnologia, com foco no desenvolvimento econômico-social da região. Busca reduzir desigualdades regionais e estabelecer cooperação entre os setores público e privado.

Adriano Krzyuy, presidente da Assespro-PR, destacou também a importância e as dificuldades na relação universidade-empresa e propôs que seja considerada no projeto: “Existem muitas barreiras burocráticas nessa relação. É preciso facilitar esse envolvimento pra que a pesquisa realizada nas universidades possa ser efetivamente repassada para as empresas, proporcionado a transferência de tecnologia e incrementando os produtos e serviços que estão no mercado”, afirmou na ocasião.

“Muitas vezes, a legislação e o poder público estão um passo atrás da inovação. Este é o momento, com a Lei, de mudar, de fazer com que o poder público esteja à frente. Aí o mercado começa a correr atrás”, defendeu Adriano.