Nova solução da Danfoss melhora a eficiência da refrigeração de CO2

Nova solução da Danfoss melhora a eficiência da refrigeração de CO2

04.12.2018

A nova solução CO2 Adaptive Liquid Management (CALM) permite a utilização completa da superfície do evaporador em expositores e câmaras frigoríficas, otimizando a economia de energia com a refrigeração de CO2 em qualquer loja. O CALM é uma solução completa: além dos controladores inteligentes de racks e expositores e um sistema de gerenciamento, a novidade inclui duas inovações da Danfoss: o Liquid Ejector e o algoritmo Adaptive Liquid Control nos controles.

Com o CALM, a Danfoss introduz o novo Liquid Ejector, que pode otimizar qualquer sistema de refrigeração transcrítica ou compressão paralela de CO2. Da mesma forma que o Danfoss Ejector, o Liquid Ejector é acionado pela energia de expansão do resfriador de gás, utilizando-o para remover o líquido do lado de sucção. Como requer pouca energia para funcionar, o Liquid Ejector é eficiente em todas as temperaturas ambientes, fornecendo uma solução verdadeiramente global, ideal para qualquer clima.

“O novo Liquid Ejector fortalece o portfólio de ejetores da Danfoss. Agora oferecemos uma solução Ejector para todos os climas, tipos de sistema de CO2 e tamanhos de sistema. Em suma: uma solução eficiente de refrigeração de CO2 para todos”, comenta Przemyslaw Kalinski, gerente de produto da Danfoss.

CALM proporciona economias significativas de energia e reduções de custos

Aumentar a temperatura de evaporação permite economizar quantidades significativas de energia, porque o aumento da pressão de sucção reduz a carga nos compressores. De fato, o algoritmo Adaptive Liquid Control pode alcançar economias de energia em torno de 5% em comparação com as soluções de Mínimo Superaquecimento Estável (MSS) e duas vezes mais do que as soluções com superaquecimento fixo.

A solução CALM garante ainda uma redução de investimentos iniciais. Como exemplo, um acumulador de sucção menor será suficiente para lidar com a quantidade limitada de líquido na linha de sucção. Haverá também uma redução na necessidade de capacidade do compressor e, portanto, existe a possibilidade de instalar compressores menores ou até mesmo um número menor de compressores.