Novas tecnologias e perspectivas para o setor de Nãotecidos serão tema de encontro em São Paulo

Novas tecnologias e perspectivas para o setor de Nãotecidos serão tema de encontro em São Paulo

09.09.2016

Realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (ABINT) o encontro visa promover o desenvolvimento do setor por meio de discussões sobre os cenários e tecnologias referentes aos segmentos em que os Nãotecidos são aplicados

Durante os dias 3 e 4 de outubro, ABINT (Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos) vai reunir em sua sede, em São Paulo, importantes players dos segmentos como o automotivo, descartáveis higiênicos, médico hospitalar, filtração e infraestrutura (geotecnia) para debater sobre perspectivas de mercado, novas tecnologias e as oportunidades de desenvolvimento para a indústria de Nãotecidos, que apresenta um consumo aparente de 309.214 toneladas/ano, exporta 41.556 toneladas/ano, importa 38.986 toneladas/ano, emprega diretamente cerca de 18 mil pessoas.

O objetivo deste evento é fortalecer a cadeia produtiva de Nãotecidos e Tecidos Técnicos, evidenciando a importância desses produtos no desenvolvimento de importantes setores da economia, suas vantagens competitivas, além das principais tecnologias usadas por este setor que, nos últimos 5 anos investiu mais de US$ 180 milhões em atualização tecnológica e equipamentos de última geração.

A evolução dos filmes (back sheet) no mercado de descartáveis higiênicos será tema da palestra de Richard Company, diretor da Clopay do Brasil e membro da diretoria EDANA (Associação Européia de Nãotecidos e Descartáveis).

As tendências dos Nãotecidos no segmento médico na América do Sul serão apresentadas pela vice-presidente sênior da divisão de Cuidados Especiais da Suominen e também membro EDANA, Lynda Kelly.

Os Nãotecidos para aplicações médicas, sob uma perspectiva sustentável será apresentado por Yuki Hamilton Onda Kabe, diretor da Braskem.

Marines Lagemaat, diretor de Assuntos Científicos e Técnicos da EDANA, falará sobre o por quê do sucesso dos Nãotecidos na filtração. Em complemento ao tema, Carlos Mattos, gerente de marketing da Freudenberg Technologies, vai discorrer sobre a filtração do ar na cabine de veículos.

Para abordar sobre as tendências dos Nãotecidos em aplicações automotivas, a ABINT convidou Adrian Wilson, editor da Sustainable Nonwovens e do livro na sua 3ª edição Automotive Textiles.

Sobre os Nãotecidos aplicados à geotecnia, Vera Fernandes Hachich, sócia da TESIS – Tecnologia e Qualidade de Sistemas em Engenharia, vai abordar sobre a garantia de qualidade de materiais de construção e André Estevâo, presidente da IGS Brasil, fará recomendações técnicas para geossintéticos.

A ABINT também convidou a economista sênior do banco Safra e Doutora em Economia pela Universidade de Illinois, Priscila Deliberalli, e o economista do banco Itaú, Luka Machado Barbosa, Mestre em Economia pelo Insper, que vão abordar sobre o cenário, tendências e oportunidades da economia brasileira do ponto de vista dos Nãotecidos.

O evento será encerrado com um debate sobre os reflexos da economia no setor de Nãotecidos, com o economista Luka Machado Barbosa, e com a participação de Daniel Guerrero CEO da Berry Plastics, Valdemir Radde, diretor comercial da Fitesa e Walmir Soller, líder do negócio PP da Braskem.

Segundo o presidente da ABINT, Carlos Eduardo Benatto, a iniciativa vem promover um debate importante neste momento particular da economia brasileira, visando contribuir com o segmento dos Nãotecidos na busca de sua competitividade. “Trata-se de um setor com importante presença em segmentos industriais relevantes, como o automotivo, construção e infraestrutura, além de medicina e saúde, entre outros. Dessa forma, o incentivo ao desenvolvimento do mercado de Nãotecidos só tem a contribuir para o crescimento econômico do país como um todo”, afirma Benatto.

Serviço: SEMINÁRIO DE NÃOTECIDOS ABINT

Quando: 03 e 04 de outubro de 2016

Local: ABINT

Rua Marques de Itu, 968 – Higienópolis – São Paulo / SP

Horário: 8h30 às 19h

Informações e inscrições: http://www.abint.org.br/seminario.html