Novo financiamento ajuda cidades ao redor do mundo a implementar energia distrital eficiente

Novo financiamento ajuda cidades ao redor do mundo a implementar energia distrital eficiente

27.06.2016

A Fundação Bitten e Mads Clausen, que pertence ao Grupo Danfoss, anuncia 9 milhões de coroas dinamarquesas (1,2 milhão de euros) em novos financiamentos para apoiar a District Energy in Cities Initiative(Iniciativa de Energia Distrital nas Cidades) da Organização das Nações Unidas sob a parceria Sustainable Energy for All (SE4All) e sua Plataforma Aceleradora de Eficiência Energética Global.

Os novos fundos, que serão distribuídos por três anos, irão criar uma equipe de especialistas em energia distrital para apoiar em crescente escala a iniciativa de Energia Distrital nas Cidades, adaptando e desenvolvendo projetos de energia distritais. A equipe vai atender até 31 cidades que foram escolhidas como parte de um amplo processo de consulta para determinar municípios com alto potencial de aquecimento ou refrigeração distrital. Compromissos mais profundos são inicialmente planejados na China, Índia e Sérvia.

“A Fundação Bitten e Mads Clausen e o Grupo Danfoss estão totalmente comprometidos com a ação e a aceleração na eficiência energética. A iniciativa de Energia Distrital nas Cidades foi concebida para ajudar as cidades a desenvolver soluções avançadas de energia distrital. Este é um passo muito importante no cumprimento do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destaca Niels B. Christiansen, presidente & CEO da Danfoss, ao anunciar a aprovação do financiamento.

De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP na sigla em inglês) -District Energy in Cities: Unlocking the potential of energy efficiency - sistemas modernos de energia distrital podem reduzir o consumo primário de energia para aquecimento e refrigeração de edifícios urbanos em até 50%. Sistemas modernos de energia distrital fornecem os únicos meios de usar o calor excedente de usinas de energia e da indústria para fornecer serviços de aquecimento, refrigeração e água quente em edifícios. Os sistemas permitem altos níveis de fornecimento de energia renovável acessível por meio de economias de escala, diversidade de oferta, equilíbrio e armazenamento, tornando-os uma medida fundamental para as cidades e países que visam atingir 100% das metas de energia ou a neutralidade de carbono renovável.

A iniciativa de Energia Distrital nas Cidades é um dos mecanismos de implementação para a Plataforma Aceleradora de Eficiência Energética da SE4ALL, que também é apoiada pela parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) e o Ministério Dinamarquês de Relações Exteriores. A parceria vai empregar a nova equipe de especialistas em energia distrital em seus escritórios na cidade da ONU, Copenhagen.