Novos aditivos de fluidez e nivelamento minimizam a complexidade no revestimento de latas e chapas metálicas

Novos aditivos de fluidez e nivelamento minimizam a complexidade no revestimento de latas e chapas metálicas

08.11.2016

Os produtos TEGO® Flow 375 e TEGO® Flow 460 N da Evonik são dois novos aditivos de fluidez e nivelamento livres de silicone desenvolvidos especificamente para aplicação em revestimentos de latas e chapas metálicas (can e coil coating).

Ambos os produtos são adequados para entrar em contato direto com alimentos (FDS 175.300), o que reduz a complexidade para os fabricantes de revestimentos e permite um uso abrangente. Em vez de usar vários produtos diferentes, os fabricantes podem usar o mesmo aditivo para aplicações finais diversificadas.

Os produtos TEGO® Flow 375 e TEGO® Flow 460 N contribuem de maneira expressiva para o atendimento da alta demanda da produção global e o marketing de produtos para latas e chapas metálicas.  As decisões do usuário final são fortemente influenciadas por considerações de qualidade e aparência.

“Os dois produtos não contêm silicone, o que exclui possibilidade de formação de crateras, assim assegurando uma produção estável sem interrupções”, explica Kirstin Schulz, diretora de marketing para revestimentos industriais. Além disso, estes aditivos de fluidez e nivelamento são mais resistentes ao calor conferindo ao revestimento durabilidade e aspecto de alta qualidade.

O TEGO® Flow 375 é compatível com formulações base solvente e confere alto brilho. O TEGO® Flow 460 N também possui características de desaeração, permitindo uma aplicação livre de defeitos, especialmente em formulações pigmentadas.

Por possuírem propriedades superiores de aderência e umectação em acabamentos multicamada (multi-coat), ambos os produtos podem ser usados em todos os revestimentos sem prejudicar o processo de aplicação. TEGO® Flow 375 e TEGO® Flow 460 N são livres de compostos aromáticos. Para mais informações, acesse www.tego.de.