O Instituto Mauá de Tecnologia gerencia projeto de Manufatura Avançada na FEIMEC 2016

O Instituto Mauá de Tecnologia gerencia projeto de Manufatura Avançada na FEIMEC 2016

02.05.2016

O Instituto Mauá de Tecnologia, com mais 20 empresas e entidades desenvolveram durante 4 meses um estande de Manufatura Avançada. O Projeto será apresentado pela primeira vez e com exclusividade na FEIMEC 2016 - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, de 03 a 07 de maio.

A Manufatura Avançada, que também é conhecida por indústria 4.0, Indústria do Futuro e Fábrica Inteligente,  está atualmente no centro do debate mundial sobre produtividade e inovação dos meios de produção. Considerada a quarta revolução industrial (antecedida pela máquina a vapor, pela produção em massa e pela automação industrial), o novo paradigma representa a interação, autônoma e inteligente, entre sistemas de fabricação automáticos complexos.

Durante os cinco dias da FEIMEC, a fábrica inteligente produzirá cerca de 250 unidades customizadas de um acessório para escritório que une as funcionalidades de um porta-lápis e um porta-celular. Convidados, parceiros das empresas participantes, empresários, engenheiros, técnicos e outros visitantes da feira receberão um QR-Code por e-mail, que será lido na tela do seusmartphone no início da linha de produção montada no pavilhão.

Em seguida, o “cliente” seleciona suas preferências em relação às cores e à disposição dos lápis no acessório. Ele não precisa informar o modelo de seu smartphone para definir a largura do suporte, pois o sistema faz essa identificação automaticamente no momento da leitura do QR-Code.

O IMT liderou a equipe do projeto de manufatura avançada e atuou como elemento neutro no projeto que reuniu mais de 20 empresas de tecnologia de ponta. “O Instituto Mauá de Tecnologia participou de toda a gestão do projeto, que pode ser condensado na palavra ‘colaboração’. O trabalho contou também com o conhecimento de nossos engenheiros, técnicos e de nossos alunos. Toda a dedicação e o envolvimento, tanto dos colaboradores da Mauá, quanto das outras empresas e entidades envolvidas, permitiu que homens e máquinas conversassem entre si. Aprendemos muito." diz o coordenador e professor de Engenharia de Produção,  Antonio Cabral.

Informações:

FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos

(www.feimec.com.br)

De 03 a 07 de maio de 2016, No São Paulo Expo Exhibition & Convention Center