OMEGA detalha conceitos da Indústria 4.0 e oferece tecnologia no Brasil

OMEGA detalha conceitos da Indústria 4.0 e oferece tecnologia no Brasil

06.12.2016

A perfeição nas operações industriais está cada vez mais próxima. A IIoT (Internet Industrial das Coisas, tradução livre do inglês), também chamada de Indústria 4.0, já tornou possível atingir níveis próximos a 100% de eficiência em várias atividades. 

Para apresentar o tema, o artigo “Indústria 4.0 – A próxima revolução industrial” (disponível no link http://br.omega.com/artigos-tecnicos/proxima-revolucao-industrial.html) detalha alguns dos principais conceitos, tecnologias disponíveis e resultados que elas podem trazer. 

Segundo especialistas, o conjunto tecnológico da Indústria 4.0 será tão importante para as fábricas quanto foram, por exemplo, a chegada do motor a vapor, o interruptor elétrico, o tratamento informatizado de dados ou a automação industrial. 

A Indústria 4.0 consolida avanços em sensores e comunicações e os transforma em um programa coordenado, orientado para o desenvolvimento e a implantação de dispositivos “inteligentes”. 

Ou seja, utiliza tecnologias como a “Internet das Coisas” (IoT), a "Internet Industrial das Coisas" (IIoT), a comunicação máquina a máquina (M2M), IPv6, RFID, computação em nuvem e mineração de dados, entre outros. 

Uma fábrica 4.0 é totalmente interconectada via wireless e o “Big Data” gerado é utilizado para definir alterações nos produtos, reorganização inteligente de todas as etapas anteriores (matéria prima, mão de obra, ajuste de máquinas, etc) e posteriores (comercial, logística, marketing, etc) da produção. 

Para isso, é necessário a tecnologia adequada em todas as etapas. Os equipamentos de medição de processos e aquisição de dados sem fio disponibilizados pela OMEGA™ no Brasil são o exemplo de um “in put” fundamental para a “indústria inteligente”. 

Entre eles, estão os dispositivos sem fio como o smart connector (termopar), a série UWBT, o registrador gráfico virtual de temperatura e umidade (iTHX), as estações registradoras (IHM série G3), os registradores portáteis (série OM-90) e o Data Logger OM-21 e outros. 

Como nas três primeiras revoluções industriais, as indústrias pioneiras nas “fábricas inteligentes, vão consolidar liderança tecnológica e vantagens competitivas em qualquer setor, o que pode representar melhor posicionamento ou, em longo prazo, a própria permanência no mercado.