OSRAM fornece luz biologicamente eficaz para equipe BMW Motorsport nas 24 Horas de Nu?rburgring

OSRAM fornece luz biologicamente eficaz para equipe BMW Motorsport nas 24 Horas de Nu?rburgring

22.06.2017

A OSRAM forneceu as lâmpadas utilizadas pela BMW Motorsport na tradicional corrida de 24 horas de Nu?rburgring, na Alemanha, realizada nos dias 27 e 28 de maio. Desenvolvida em LED, com luz biologicamente eficaz, a tecnologia ajudou os pilotos da equipe inglesa a finalizar a prova em um honroso segundo lugar.

O objetivo da parceria era preparar os pilotos para os desafios específicos esperados na prova durante a noite, estimulando a concentração mesmo em momentos de cansaço. “Estamos muito satisfeitos com o fato de a BMW Motorsport ter optado por utilizar as nossas inovadoras soluções de iluminação. Estamos certos de que a nossa experiência foi bastante útil para que os pilotos superassem a alta exigência da prova”, afirma Stefan Kampmann, CTO da OSRAM.

“Cada detalhe nas 24 horas de Nu?rburgring sempre é muito importante. Por isso, estou realmente feliz por ter tido a OSRAM a bordo como parceira oficial. Com soluções inovadoras e experiência no campo da luz, a empresa deu uma valiosa contribuição para permitir que nossos pilotos se adaptassem aos desafios noturnos, únicos da Nordschleife”, analisa o diretor da BMW Motorsport, Jens Marquardt.

A luz LED azul, fornecida pela OSRAM, estimula o sistema nervoso central dos corredores, que atravessaram um longo período acordados. Além disso, luminárias especiais foram instaladas em salas comuns e no centro de controle para benefício de pilotos e engenheiros. Elas emitem luz com um elevado componente azul, ajudando a aumentar e manter os níveis de concentração.

O esporte não é o único setor se utiliza da luz biologicamente eficaz. A tecnologia também pode ser empregada em aviões para reduzir o jet lag causado por viagens mais longas. Usada corretamente, ela pode acelerar a taxa de recuperação de uma hora de diferença horária por dia – sem suporte de luz – até três horas por dia. Também é aproveitada em escolas, onde ajuda a aumentar a concentração dos alunos. Instalada em casas de repouso, pode ajudar a estabilizar pessoas com demência que perderam noção do ciclo dia/noite.

A tecnologia também é empregada em escritórios, onde a OSRAM fornece luminárias especiais e sistemas de controle que adaptam a cor e a intensidade da luz ao longo do dia – otimizando, assim, o desempenho e os níveis de concentração dos trabalhadores.