Perspectivas e soluções para a indústria química serão debatidas em SP

Perspectivas e soluções para a indústria química serão debatidas em SP

21.07.2016

Workshop promovido pelo Sinproquim reunirá economistas que vão traçar um panorama desse setor para os próximos meses

Responsável pela terceira maior participação no PIB industrial, ficando atrás somente dos setores automotivo e eletrônico, o setor químico atravessa um momento de fragilidade. Além das dificuldades estruturais, outros fatores inibem o crescimento dessa indústria, tais como o elevado déficit comercial, as distorções do sistema tributário, o custo interno do capital, os padrões de sustentabilidade e a precária infraestrutura do país. Em paralelo, a situação do país vem demonstrando sinais de novos rumos econômicos para o segundo semestre do ano.

Todo esse cenário será pauta das discussões do workshop que o Sinproquim (Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo) realizará no dia 28 de julho, a partir das 8h30, na sua sede em São Paulo. O objetivo do evento é debater sobre os rumos da economia brasileira e permitir que os participantes tenham entendimento da atual situação do país e possam ter um melhor posicionamento em seus negócios. O workshop contará com a participação dos palestrantes Antonio Corrêa de Lacerda, Fabio Silveira e Eduardo Daher

Antonio Corrêa de Lacerda é doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp, professor-doutor e coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC/SP e professor associado da Fundação Dom Cabral. Foi economista-chefe e ocupou cargos de direção em grandes empresas e organizações como Siemens, Ciesp e Abinee. Presidiu a SOBEET, o CORECON/SP e o COFECON. É autor de vários livros e artigos na área.

Fabio Silveira é mestre em Economia pela Universidade de Grenoble (França) e pós-graduado pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais e do Desenvolvimento de Genebra (Suiça). Foi superintendente de investimentos no Unibanco, estrategista da Elf Atochem e economista da Copersucar. Atuou nas principais consultorias econômicas do país.

Eduardo Daher é economista e administrator com pós-graduação em Marketing pela FGV. Foi diretor executivo da ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e da ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal). É ex-presidente e atual conselheiro da ABMR&A (Associação Nacional de Marketing Rural e Agronegócio), e conselheiro da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) e do COSAG (Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp).

Completando 85 anos de atividade, o Sinproquim atua para promover o fortalecimento da indústria química e petroquímica e promove esse tipo de evento de forma a oferecer ao empresário do Estado de São Paulo ferramentas voltadas ao desenvolvimento do setor. Segundo o presidente da entidade, Nelson Pereira dos Reis, o objetivo desse evento é enriquecer o debate e fomentar a troca de informações entre os empresários do setor, com vistas a promover o desenvolvimento e crescimento da indústria química paulista. 

Serviço: Palestra “Horizontes para a indústria química no Brasil”

Data: 28 de julho

Horário: das 8h30 às 12h

Local: Sede do SINPROQUIM: Rua Rodrigo Cláudio, 185, Aclimação, São Paulo/SP 

Inscrição: Informações e inscrições podem ser feitas pelo email eventos@simproquim.org.br. Participação gratuita.