Planta de Confecção 4.0 será instalada no INSPIRAMAIS

Planta de Confecção 4.0 será instalada no INSPIRAMAIS

10.01.2018

O  Inspiramais levará para São Paulo, nos dias 16 e 17 de janeiro de 2018, a planta-modelo de Confecção 4.0 do SENAI CETQT. O projeto marca a integração entre os espaços virtual e físico – ligando consumidor,  produtos,  máquinas, softwares,  sistemas produtivos e a cadeia de suprimentos e distribuição. O protótipo, criado pelo Senai Cetiqt, com apoio da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), foi inaugurado durante a Convenção de Moda Internacional Apparel Federation (IAF), que aconteceu no Rio de Janeiro, em outubro último. Seu objetivo é demonstrar como funcionará esta nova indústria, tornando possível  visualizar uma operação que está sendo implantada no setor.


A instalação será um espaço real de como será essa confecção avançada e a interação entre máquina e sistemas, pessoas e seus produtos, num processo no qual o consumidor escolherá antecipadamente cada detalhe da peça que quer comprar. As roupas serão feitas de modo exclusivo, com as características propostas pelo comprador, desde o modelo (por exemplo: calça legging, capri, corsário e/ou bermudas) até as cores e estampas. Essa integração entre consumidor e indústria é o grande diferencial da manufatura. Trata-se de customização em massa, possibilitada pela tecnologia.

 

“Não há dúvidas de que o modelo 4.0 será o futuro da manufatura, com a participação cada vez maior do consumidor no processo de produção das peças, tendo a conectividade como grande diferencial. Será uma nova etapa para a indústria têxtil e de confecção e também para o consumidor, de customização e democratização da moda, dentro de um modelo de confecção e consumo bem diferente do que existe hoje”, afirma Robson Marcus Wanka, gerente de Educação do SENAI CETIQT.

 

Para o presidente da Abit, Fernando Pimentel, a nova revolução industrial, num futuro mais próximo do que se imagina, exigirá mais capacitação profissional. “O setor têxtil e de confecção está entre os líderes da economia que estão puxando a indústria 4.0. Em 2016, lançamos o livro sobre a Quarta Revolução Industrial – uma visão para 2030,e,  em outubro recente,  realizamos o maior Congresso Internacional da indústria da Moda de 2017 onde os temas compliance e indústria 4.0 foram discutidos por dois dias. A preocupação com o emprego é real, pois  deverá entrar em cena um profissional mais qualificado. Porém, este novo modelo de negócios não será necessariamente para todas as empresas, nem para a totalidade de uma operação industrial. O importante é entender que a economia digital está  mudando o modo de produzir e o mindset das pessoas.

 

O INSPIRAMAIS, que acontecerá no Centro de Eventos Pró-Magno (Rua Samaritá, 230 - Casa Verde, em São Paulo, é o único salão de Design e Inovação de materiais da América Latina. Reunirá fabricantes nacionais e internacionais de roupas, calçados, joias, móveis e outros segmentos, para alinhamento de coleções e abertura de novos negócios. 


A edição Verão 2019 conta, também, com programação dedicada à sustentabilidade. Fabricantes de moda e design do Brasil, Europa e América Latina terão a oportunidade de conferir, no mesmo espaço, as referências que irão inspirar o verão 2019, além do lançamento de mais de 900 materiais para a estação, dentre componentes, tecidos, estampas, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens.

 

Serviço
Salão Inspiramais
16 e 17 de Janeiro, das 9h às 19h
Rua Samaritá, 230 - Casa Verde (SP)
Entrada gratuita e exclusiva para profissionais e estudantes do setor
www.inspiramais.com.br