Pollux lança nova Unidade de Negócios

Pollux lança nova Unidade de Negócios

15.10.2018

Para o executivo José Rizzo, CEO da Pollux, sistemas de visão são hoje parte integrante da maioria dos processos industriais, realizando inspeção de 100% dos produtos fabricados em diversos segmentos. “A tecnologia de visão se consolidou nos últimos anos e é uma ferramenta fundamental para um futuro próximo, marcado pelos conceitos da Indústria 4.0”, diz Rizzo que também atua como presidente da Associação Brasileira da Internet Industrial (ABII).

Segundo o executivo, a empresa revisitou o mercado e percebeu que cresceria mais rapidamente com uma equipe focada em visão. “Decidimos investir em uma unidade de negócio totalmente voltada ao entendimento das demandas do mercado e dedicada à realização de estudos avançados. Com isso nos manteremos à frente das principais inovações do setor”, esclarece. Liderada por Gustavo Baumgarten, a Pollux Vision já prevê crescimento e oferta de novos produtos em ritmo acelerado. “Queremos entender melhor as dificuldades do cliente para oferecer soluções acessíveis para empresas de todos os portes”, afirma o executivo que acredita ser possível popularizar a tecnologia no País.

Para Baumgarten, o cenário é favorável, principalmente, com a evolução da Internet das Coisas (IoT), conceito que se refere à criação de uma rede de dispositivos físicos conectados. “Quando falamos em aplicação de IoT na indústria, por exemplo, podemos alcançar ganhos em eficiência e produtividade”, explica. Neste sentido, a Pollux Vision já desenvolve estudos inéditos de visão artificial com aprendizagem de máquinas (Machine Learning) e apoio de redes neurais. Na prática, um algoritmo inteligente avalia imagens reais para ‘aprender’ a classificar produtos bons e ruins. “Essa tecnologia, ainda nova no mundo, é eficiente em inspecionar padrões de qualidade na indústria alimentícia, por exemplo, mas existem outras possibilidades que podemos explorar”, enfatiza Baumgarten.

Com a tecnologia de visão é possível inspecionar 100% da produção de uma fábrica com mais rapidez e um alto nível de precisão, diferente do método tradicional que faz análises de produtos por amostragem. Tudo graças às câmeras inteligentes que são fornecidas pela parceira de negócios, Cognex. A empresa global que atua há mais de 37 anos no segmento e está presente em mais de 20 países, oferece equipamentos competitivos com processamento ágil e em tempo real. “Nossos produtos são líderes no mercado por serem fáceis de integrar com sistemas já existentes”, afirma Edgard Almeida, gerente de Vendas da Cognex no Brasil.   

A parceria de sucesso entre Pollux e Cognex já se estende por 18 anos e se fortalece com a chegada da nova divisão de negócios que apoiará a oferta de produtos customizados e desenvolvidos a partir de demandas de ambas as empresas. “Muito do que fazemos no mercado nacional são tendências que trazemos de fora e contamos com o apoio e expertise da Pollux para ofertar uma solução totalmente integrada e inovadora ao cliente”, completa Almeida.