Polo Industrial de Manaus já tem modelo de medição do grau de maturidade e prontidão da Indústria 4.0

Polo Industrial de Manaus já tem modelo de medição do grau de maturidade e prontidão da Indústria 4.0

05.12.2019

Com o advento da quarta revolução industrial e suas características tecnológicas, a indústria brasileira tem procurado mapear os possíveis caminhos que deverão seguir para o alinhamento quanto à manufatura avançada. Vale ressaltar que um ponto relevante na Indústria 4.0 é a inserção profunda da tecnologia da informação (TI) e tecnologia da automação (TA) na manufatura e seus respectivos efeitos na capacidade, na agilidade e responsividade.

Inserido neste contexto, os Polos Industriais do Brasil devem iniciar o processo de transformação digital, considerando a sua realidade, sua operação, modelos de negócios específicos e a tipologia produtiva. Portanto, a medição do grau de maturidade e prontidão da indústria 4.0 servirá de base para os futuros roadmaps empresariais, mas sobretudo para o entendimento do real posicionamento de nossa indústria face aos novos conceitos da 4ª. Revolução Industrial.

Na literatura internacional, pode-se encontrar diversos modelos de medição, da maturidade e prontidão, considerando diversas variáveis, estágios e abordagens, contudo era preciso contemplar as características de nossas operações, a respeito da nossa manufatura, da logística e do ecossistema empresarial e da interoperabilidade, considerando as diversas realidades industriais brasileiras.