Produção da indústria continua em queda em abril

Produção da indústria continua em queda em abril

20.05.2016

A produção da indústria continuou caindo em abril. O índice de evolução da produção registrou 42,4 pontos no mês passado. Com a retração da atividade, a indústria manteve os estoques ajustados pelo quinto mês consecutivo. O indicador de estoque efetivo em relação ao planejado assinalou 49,1 pontos, próximo da linha dos 50 pontos, o que indica estoques ajustados. As informações são da pesquisa Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (19).

Os indicadores variam de zero a cem. Valores abaixo dos 50 pontos sinalizam recuo na produção e estoques abaixo do planejado.Para a manutenção em nível desejado pelas empresas, os estoques recuaram pelo sexto mês consecutivo. O índice de evolução dos estoques, que registrou 48,9 pontos em abril, se mantém abaixo da linha dos 50 pontos.

A ociosidade no parque industrial se manteve elevada. A indústria operou, em média, com 64% da capacidade instalada no mês passado, o mesmo percentual registrado em março.  A utilização da capacidade instalada (UCI) se manteve bem abaixo do usual, cujo indicador assinalou 34,7 pontos. Quanto mais abaixo dos 50 pontos, mais distante do usual está a UCI. O fraco desempenho da indústria faz com que o emprego no setor continue em queda. O indicador de evolução do número de empregados marcou 43,3 pontos em abril e, como está abaixo dos 50 pontos, sinaliza retração no mercado de trabalho.
 

industriais continuam pessimistas em maio para os próximos seis meses sobre a demanda, as compras de matéria-prima e o emprego, já que os indicadores ficaram abaixo dos 50 pontos. O índice de expectativas sobre a demanda foi de 47,8 pontos, as compras de matéria-prima registrou 45,7 pontos e o de número de empregados assinalou 43,6 pontos. Já as perspectivas sobre as exportações são de estabilidade, depois de quatro meses consecutivos de otimismo. O índice de expectativas sobre quantidade exportada marcou 50,7 pontos e ficou praticamente em cima da linha dos 50 pontos. O cenário de fraca atividade e as expectativas negativas mantém a intenção de investimentos em baixa, cujo índice foi de 39,4 pontos.

A Sondagem Industrial foi feita entre 2 e 12 de maio com 2.530 empresas, das quais 1.047 são pequenas, 895 são médias e 588 de grande porte.

SAIBA MAIS - Acesse a página de estatísticas da CNI e veja os detalhes da Sondagem Industrial.

Fonte:Agênci CNI de Notícias