Programa de Mentoria aproxima alunos do SENAI CETIQT de grandes nomes da moda e do setor químico

Programa de Mentoria aproxima alunos do SENAI CETIQT de grandes nomes da moda e do setor químico

06.03.2018

Imagine estar ainda na faculdade e contar com a ajuda de um profissional experiente na área em que você atuará em breve, dando orientações preciosas para o seu sucesso na carreira? Esta é a proposta do Programa de Mentoria do SENAI CETIQT, lançado durante as Aulas Magna de Engenharia Química e Design de Moda, que aconteceram na instituição – unidade Riachuelo, na zona norte do Rio de Janeiro.

O Programa de Mentoria promove a interação entre profissionais e executivos renomados no mercado de trabalho com alunos que estão cursando os três últimos períodos de cada curso, a fim de garantir uma formação completa, não somente com conhecimentos técnicos, mas também com experiências práticas e conhecimento real do mercado.

“Reunimos profissionais do alto escalão de grandes empresas para orientar, tirar dúvidas e encaminhar os alunos em suas carreiras. É a indústria entrando na sala de aula”, destaca Robson Marcus Wanka, gerente de educação do SENAI CETIQT.   

Os eventos de abertura do ano letivo de 2018 contaram com importantes personalidades das áreas de Moda e Química, como a estilista Lenny Niemeyer e Luiz Shizuo, representante da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química). Nas duas ocasiões foram apresentados os mentores de cada área. No curso de Engenharia Química, serão 20 profissionais com atuação em diversos segmentos; e em Design de Moda, 30 especialistas.

“A mentoria é algo que já existe em países mais desenvolvidos. Esta iniciativa do CETIQT de trazer a experiência de profissionais conceituados do mercado para ajudar os que estão chegando é incrível. Esse aconselhamento pode evitar erros e mostrar novos caminhos. Todo esse contato é muito positivo diante dos desafios que acontecem durante a transição da vida acadêmica para a vida profissional”, comentou Fernando Pimentel, presidente da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).

“Nos reunimos com grandes nomes da indústria química e de moda para reformular os cursos que oferecemos. Mergulhamos em cada área que atuamos para um direcionamento estratégico de educação. Decidimos, então, focar na formação de pessoas bastante adaptadas ao que o mercado de trabalho precisa e, o melhor, já fizemos isso envolvendo a Indústria. Então, a Indústria hoje sabe que vocês estão aqui, no SENAI CETIQT, sabe que daqui sairão profissionais habilitados para as suas reais necessidades”, explicou Sergio Motta, diretor geral do SENAI CETIQT, durante o lançamento do Projeto de Mentoria.

Dentre os 50 mentores escolhidos cuidadosamente para orientar os alunos, estão profissionais de segmentos variados. Há executivos das empresas Braskem, Odebrecht, Petrobras, DETEN Química, Arlanxeo Brasil, RADIX Engenharia, Ergossol, Clariant S.A e BNDES; Osklen, Maria Filó, Malwee, Animale, Calvin Klein, Ellus, Grupo Soma, Billabong, Dafiti e Hope, além de representantes da ABIT e do Sindicato das Indústrias de Vestuário, Fiação e Tecelagem.

“A ideia do programa é brilhante. Fico lembrando de quando eu era aluno e da dificuldade que tinha em conectar tudo o que estava aprendendo com a vida real. O Programa de Mentoria vai dar um direcionamento para o desenvolvimento de competências que não se aprendem em sala de aula. São conhecimentos valiosos do dia a dia da profissão que estarão sendo transmitidos”, pontuou Fernando Braga, Gerente de Unidades Estacionárias de Produção da Petrobras.

Para o diretor da Global Yeast, Marcelo Amaral, “a troca de experiências trará uma abordagem nova para os alunos e maior dinamismo para o curso. É uma tendência atual, moderna e principalmente necessária. Poder compartilhar dúvidas, fazer escolhas, discutir o que é o futuro e ter um canal aberto, com um leque bem diversificado de profissionais, é excepcional”.

Durante o segundo dia de evento, com a presença de quase 400 alunos de Design de Moda, a estilista Lenny Niemeyer falou sobre a sua relação direta com os estudantes do CETIQT. “Sou a maior incentivadora desses alunos e sempre enfatizo o quanto acho importante essa aproximação e essa troca com o mercado de trabalho. O futuro da moda está nas mãos deles e eu tenho muito orgulho em contribuir para a formação desses profissionais”, contou a especialista em moda praia.

“Quando estamos em sala de aula aprendendo sobre produção, modelagem, estilo, a gente não tem noção do que acontece no dia a dia de uma empresa. Essa interação com os profissionais será importante para que os estudantes possam saber qual segmento eles querem seguir dentro de suas profissões”, comenta Ana Carolina Senna, sênior de estamparia na Animale.

“A troca será enorme e me arrisco a dizer que todos os mentores que estão aqui saem aprendendo algo também. Seja pela energia, pelo questionamento. A oportunidade está na mão dos alunos; basta eles aproveitarem e começarem agora a serem protagonistas de suas carreiras”, aconselha o diretor da Global Yeast.