Programa de treinamento em isolantes da Armacell ultrapassa as fronteiras do Brasil

Programa de treinamento em isolantes da Armacell ultrapassa as fronteiras do Brasil

13.07.2017

O programa de cursos e treinamentos promovido pela Armacell ultrapassou as fronteiras do Brasil. Profissionais de sete países da América do Sul receberão o técnico da empresa para se aprimorarem na instalação de equipamentos de refrigeração, ou na sigla em inglês HVAC-R (aquecimento, ventilação e ar-condicionado). Para garantir a qualidade e eficiência de seus isolantes térmicos e acústicos, e por consequência dos equipamentos HVAC-R que receberão esses produtos, a Armacell investe na capacitação de técnicos em parcerias com os clientes.

Recentemente, 89 instaladores da Colômbia foram treinados pela Armacell, vindos principalmente de setores como de refrigeração comercial, cadeias de supermercados e de indústrias que utilizam sistemas de alta potência. Depois da Colômbia, a programação de treinamentos ao longo do segundo semestre segue com técnicos da Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Equador. “Nenhum fabricante de isolamento elastomérico no mundo tem feito esse tipo de treinamento nos países da América do Sul. Portanto, esta é uma atividade em que Armacell é pioneira na região”, afirma o líder Comercial da Armacell para a América do Sul, Alvaro A. Salgado.

De acordo com Ricardo Santos, Instrutor de treinamentos, o treinamento técnico tem duração de duas a três horas com teoria e prática e consiste basicamente em instruções na instalação de tubos e mantas isolantes, além da selagem adequada com adesivo Armaflex® 520S. ’’Não adianta ter um produto de qualidade se houver falha na instalação dos isolantes, colocando em risco o bom funcionamento  do equipamento“, resume.

No treinamento da Colômbia, afirma Ricardo, os profissionais tiveram a oportunidade de tomar contato com técnicas mais modernas de instalação. "O costume naquele país e em outros da América do Sul ainda é usar materiais confeccionados com tecnologias ultrapassadas que não são adequadas para esse tipo de isolamento térmico“. O uso do adesivo Armaflex® 520S e do aplicador Glue Master são bons exemplos. O primeiro garante eficiência de unir os tubos e mantas isolantes e auxilia no conceito de estanqueidade da instalação, aplicação mais limpa, homogênea e sem desperdício.

Alvaro Salgado ressalta, contudo, que não é suficiente apenas ensinar a correta instalação de equipamentos, é preciso ir além. “Em diferentes países temos contato e trabalhamos com os principais designers de HVAC-R para melhorar as especificações técnicas em projetos”. Segundo ele, a Armacell é a única fabricante de isolamento elastomérico que não usa como base apenas a borracha, mas a combinação de adesivos e produtos acessórios que  garante o controle total de condensação.

No Brasil, a Armacell tem parceria com a Danfoss, empresa de produtos de refrigeração e de geração de energia, que mensalmente tem reunido dezenas de profissionais do setor para capacitá-los e ensinar-lhes melhores práticas de instalação. A empresa também promove palestras técnicas para os alunos do Curso Técnico de Refrigeração e Climatização, da Aprendizagem Industrial e dos Programas de Formação Inicial e Continuada da Escola SENAI “Oscar Rodrigues Alves”, localizada no bairro do Ipiranga em São Paulo.