Projeto prevê redução do consumo de energia para a indústria

Projeto prevê redução do consumo de energia para a indústria

19.07.2018

A ANEEL realizou recentemente, em Brasília (DF), a sessão presencial da Consulta Pública nº 7/2018 para ouvir as contribuições da sociedade sobre a proposta de leilões de Eficiência Energética no Brasil, uma iniciativa inédita que prevê um projeto piloto em Roraima. O modelo de leilão em discussão permitirá que diferentes atores (ESCOs, fornecedores de equipamentos, varejistas, instaladores de geração solar, entre outros) compitam entre si pelo menor preço, baseados em diferentes carteiras de projetos com ações para diferentes classes de consumidores.
 
“O estudo estima, no cenário moderado, um potencial de eficientização de 4 megawatts médios anuais a partir de ações nos segmentos residencial, comercial, poder público e instalação de geração solar distribuídos. A partir do estudo de escala mínima viável, propõe-se que cada competidor tenha que ofertar ao menos 0,5 MW médio e no máximo 1 MW médio”, explica Alexandre Moana, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia – ABESCO.

Projeto Piloto em Roraima
 
Com uma proposta de “leilão de geração de energia às avessas”, caso o texto seja aprovado, a ANEEL definiria o montante anual do consumo de energia.
 
“Para testar o conceito do leilão, propõe-se um projeto piloto em Roraima, estado isolado do Sistema Interligado Nacional (SIN), que é dependente de importação de energia e ainda utilizam geradores a diesel, de alto custo e poluente. Sabemos que é uma medida inicial, mas com isso podemos iniciar essa grande mudança para a Eficiência Energética no Brasil”, lembra Moana.