Prolux é premiada no Latin American Utility Industry Awards por projeto para Embraco com solução Schneider Electric

Prolux é premiada no Latin American Utility Industry Awards por projeto para Embraco com solução Schneider Electric

22.12.2017

A Embraco, empresa que produz compressores para aparelhos de refrigeração, tinha uma demanda para a redução dos custos de produção, e uma das maneiras de alcançar esse objetivo era reduzir o consumo de energia elétrica. Com um projeto de medição e gestão da Prolux e soluções e equipamentos da Schneider Electric, houve uma contribuição na redução de 14% no consumo de energia. Com esse resultado, a Prolux e a Embraco foram reconhecidas no Latin American Utility Industry Awards nas categorias Geral e Smart Systems Excellence Awards – premiação que ocorreu durante o principal evento do setor, Latin American Utility Week.

O projeto consistiu na implantação de uma Infraestrutura de Medição Avançada (AMI) aplicada a um programa de eficiência energética. Os resultados foram obtidos por meio da aplicação da etapa de Medição e Verificação (M&V) num programa de Eficiência Energética, utilizando Smart Meters, comunicação com a robustez e confiabilidade adequadas à indústria, e um software de coleta e gestão de dados.

O sistema foi customizado para a necessidade do cliente com a capacidade de geração e tratamento de dados que possibilitou a tomada de decisões estratégicas e eficientes. Com isso, foi possível mapear perdas energéticas em vários vetores de energia (eletricidade, gás natural, ar comprimido e HVAC, entre outros) e priorizar projetos conforme a metodologia do World Class Manufacturing. O projeto também permitiu o mapeamento de perdas em todos os níveis do processo produtivo e a possibilidade de comprovação dos benefícios, como a racionalização do consumo de energia, de ativos e a redução de custos de produção.

Todo o projeto foi desenhado com base nas soluções e ferramentas da Schneider Electric. “Para a Prolux, é excelente trabalhar com a Schneider. A marca teve um peso significativo na decisão do cliente. Como a Schneider é uma empresa global, e o cliente também, ele entende o peso da marca e valorizou o nome da empresa. Construir em cima da solução Schneider foi fundamental para a execução do projeto”, diz Everton Peter, diretor comercial da Prolux.

A Prolux é parceira EcoExpert da Schneider Electric, certificada para as soluções de energia da empresa. “Para a Schneider, é essencial contar com parceiros bem preparados na elaboração de projetos que contribuem para que o mercado seja cada vez mais sustentável. Temos muito orgulho do trabalho lado a lado com a Prolux e do reconhecimento que recebemos pelo projeto desenvolvido para a Embraco”, diz Victor Camargo, gerente de Produto da Schneider Electric.