Quais são as diferenças entre o CNC e o Motion Control?

Quais são as diferenças entre o CNC e o Motion Control?

05.09.2018

No ambiente industrial, automatizar movimentos de máquinas com velocidade controlada e de forma precisa, movimentando vários eixos por meio de motores é uma tarefa que pode ser atendida por um Comando Numérico Computadorizado (CNC) ou por um Controlador de Movimentos (Motion Control). Ao realizar essa constatação, surge a pergunta: afinal, o que diferencia uma ferramenta da outra? É possível optar por apenas uma, em vez de usar ambas?

A Mitsubishi Electric explica que isso não é possível por causa do tipo de aplicação a que cada ferramenta é destinada. “Enquanto o Comando Numérico Computadorizado controla uma posição da ferramenta relativa a uma peça de trabalho, compensando erros geométricos da máquina em tempo real, o Motion Control controla um ponto específico a ser movimentado na aplicação, podendo este ser controlado por posição, velocidade ou sincronismo de eixos”, afirma Eduardo Miller, Engenheiro de Aplicação.

Além disso, o CNC possui funções específicas aplicadas a Máquinas-Ferramentas, tais como programação em padrão códigos G´s, e sincronismos, feitos para serem usados em indústrias de metais pesados. Enquanto isso, o Motion Control é frequentemente usado em aplicações de tecnologia ligadas à automação industrial.

Benefícios

Ambas as ferramentas trazem como resultado diversos benefícios. Entre eles, estão: Automatização: com o movimento de peças controlado por programação, operadores podem se dedicar a outras atividades durante o ciclo de usinagem; Qualidade das peças: com a produção das peças orientada por programação, há mais qualidade nos itens fabricados; Flexibilidade: para mudar o que é fabricado, é apenas necessário mudar a programação inserida em cada uma das peças.