Ramboll Environ destaca casos de sucesso brasileiros no 4º Simpósio de Biorremediação e Tecnologias Ambientais Sustentáveis

Ramboll Environ destaca casos de sucesso brasileiros no 4º Simpósio de Biorremediação e Tecnologias Ambientais Sustentáveis

17.05.2017

Ramboll Environ, consultoria multinacional especializada em engenharia e projetos multidisciplinares, destacará dois casos de sucesso em gestão ambiental brasileiros no 4º Simpósio Internacional sobre Biorremediação e Tecnologias Ambientais Sustentáveis, da Battelle, uma das mais respeitadas instituições mundiais em gestão ambiental.

Durante o evento, que ocorre no período de 22 a 25 de maio, no Hyatt Regency Miami Hotel, em Miami, Flórida (EUA), Gustavo Dorota C. de Mello, gerente da Ramboll Environ, fará duas palestras. A primeira será realizada na sessão E3, no dia 23 de maio, às 15:05 horas (horário de Miami), sobre “Otimização de Engenharia em Sistema de Extração de Vapores (SVE)”, que mostrará os resultados da adequação da infraestrutura de remediação em um grande centro comercial paulistano para controle do risco a partir das emissões de gás metano do subsolo.

“Este caso é interessante, pois aborda aspectos técnicos da implantação de um sistema de remediação em um centro comercial de mais de 5.000 m2, onde 30% da área estava impactada com a presença de gás metano há alguns anos, pois o local foi construído em uma área de um antigo aterro clandestino. Fizemos a implantação de 17 sistemas de extração entre 2011 e 2012 para retirar o gás do subsolo e hoje, depois de cinco anos, as concentrações de metano no subsolo estão sensivelmente menores refletindo um maior controle do risco da intrusão de gás”, afirma Mello.

Com a estabilização das emissões de metano na área, foi constatada a oportunidade de otimizar os sistemas de extração em 2015, com obras precisas de engenharia – alterações nas rotações dos sopradores, interligações de tubulações e desligamentos estratégicos de alguns sistemas, sempre acompanhados de um monitoramento contínuo dos resultados das alterações. “Estas melhorias garantiram, além dos benefícios socioambientais, uma economia de mais de 20% no consumo de energia para o cliente. Este valor é significativo considerando-se que os mecanismos SVE trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana”, ressalta o especialista da Ramboll. O desligamento total dos sistemas de extração ocorrerá gradativamente, sendo que as previsões atuais indicam um tempo máximo de operação por mais cerca de cinco anos.

A outra palestra da Ramboll será sobre “Abordagem de Biorremediação Integrada para Compostos Clorados em um Site Complexo” e ocorrerá na Sessão A3, no dia 24 de maio, às 08:50 horas (horário de Miami). “Esta é uma técnica utilizada com frequência para reduzir as concentrações em água subterrânea de solventes em grandes indústrias, que estão em operação e instaladas em terrenos com considerável complexidade industrial. Em geral, as áreas afetadas pelos compostos clorados podem ser significativamente extensas, tanto em dimensões como em profundidade. Por isso, consideramos um tema de amplo interesse para este evento da Battelle”, explica Mello. 

Em sua apresentação, o executivo da Ramboll abordará os diferentes estágios e etapas de uma biorremediação em uma área com água subterrânea contaminada de uma grande indústria no Brasil (terreno de 22 mil m2). O primeiro passo é a realização de testes de tratabilidade com amostras de solo e água; depois é preciso realizar um ensaio-piloto em parte da área para comprovar a eficácia do processo. na sequência é feita a implementação do sistema de remediação em larga escala, contemplando toda a área de interesse.

“A biorremedição é um processo lento e sustentável, com boas vantagens em longo prazo, sendo que os primeiros resultados podem ser verificados em seis meses e a conclusão pode ocorrer entre três e cinco anos, em média. No caso específico desta indústria, o projeto teve início em 2011 e, atualmente, já se verifica diminuição de 50% na área afetada e de 80% na presença dos clorados no perímetro ainda em tratamento (10.000 m2)”, esclarece o palestrante.

Segundo Eugênio Singer, presidente da Ramboll Environ no Brasil, estar presente neste simpósio internacional é estratégico para a empresa, porque o evento reúne os principais especialistas e empresas atuantes na área de gestão ambiental em âmbito global. “Nossa participação é uma excelente oportunidade para apresentarmos as soluções inovadoras, idealizadas e implementadas, bem como de conhecer metodologias e tecnologias que são referências mundiais”, afirma Eugênio Singer, presidente da Ramboll do Brasil.