Recorde de público e presença do Governador do Estado de São Paulo marcam edição histórica da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público e presença do Governador do Estado de São Paulo marcam edição histórica da FCE Cosmetique e FCE Pharma

31.05.2017

Profissionais qualificados, recorde de público, apoio do poder público e sucesso na procura pelos conteúdos. Este é o breve balanço dos três dias de evento da FCE Cosmetique e FCE Pharma. As feiras, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio, reuniram as mais recentes novidades em matérias-primas, tecnologia, fragrâncias, embalagens, válvulas e sprays, máquinas, equipamentos, transporte e logística, entre outros.

Para celebrar a nova fase da empresa e mostrar que está ao lado do mercado, a NürnbergMesse Brasil, organizadora das feiras, preparou uma cerimônia de abertura especial, que contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Esta foi a primeira vez que um governador esteve presente na FCE Cosmetique e FCE Pharma.

Geraldo Alckmin destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das indústrias. “A indústria gera valor, paga salários mais altos, pois o trabalho é de conhecimento técnico e estimula a cadeia de serviços. Para estimular esse ciclo, já abaixamos o ICMS de produtos cosméticos de 25% para 18%; medicamentos reduzimos de 18% para 12%, e uma parte de remédios de uso mais urgente, reduzimos a alíquota para 7%".

O diretor geral da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, avalia que “a FCE Cosmetique e a FCE Pharma registraram ótimos índices e mostraram toda a sua força no segmento cosmético e farmacêutico. Estamos muito felizes por entregar eventos desta magnitude, e vamos trabalhar incansavelmente para ajudar no desenvolvimento destes setores”.

Com visitação recorde, a 22ª edição das feiras recebeu 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Número que merece destaque frente à crise econômica e política que o Brasil enfrenta. Assim, FCE Cosmetique e FCE Pharma se consolidaram como as maiores e melhores plataformas de negócios para o segmento cosmético e farmacêutico.

Como prova do ambiente propício para networking, as Rodadas de Negócios que aconteceram na FCE Pharma, por exemplo,tiveram saldo de 65 reuniões realizadas, com a participação de 18 representantes brasileiras e de seis empresas internacionais vindas de três países: México, Argentina e Colômbia. Durante os dias 23 e 24 de maio, os organizadores estimam que tenham sido negociados US$ 5 milhões. Os encontros foram organizados pela Abiquifi - Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos, e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Para as companhias expositoras do setor de cosméticos, não é exagero dizer que esta foi uma das melhores edições já realizadas. “Recebemos no estande cerca de 400 pessoas por dia, um público bastante qualificado, que rendeu novos contatos. Participamos há 12 edições e esta foi a melhor”, avalia Fabio Telles, Gerente de Suprimentos da Bispharma, expositora da FCE Cosmetique. Essa foi a média de público registrada também pela Dinaco Especialidades Químicas, de acordo com Tereza Peranovich Victorio, gerente de Laboratório e Marketing. “O público é bastante especializado e com projetos consistentes, então chegam aqui com propostas sólidas. E o espaço é ótimo. Participamos da feira há cerca de 11 anos e esta é a melhor edição”.

O segmento de matérias-primas também aprovou as novas FCE Cosmetique e Pharma. Rafael De Lorenzi Kambara, da Stepan, acredita que a participação da companhia possibilitou vários novos contatos. "O ambiente da FCE Cosmetique permitiu que ampliássemos nosso networking, obtendo novos potenciais clientes que estávamos tentando contatar anteriormente. Fizemos contatos com grandes empresas conversando inclusive com os próprios donos. Isso foi muito bom”.

O mesmo aconteceu com a Basf. “Este ano adotamos um formato diferente para participar da FCE Cosmetique e o resultado foi positivo. Conseguimos contatos e reuniões mais produtivas e de maior qualidade com nossos clientes”, afirmou Vinicius Bim, gerente de Marketing de Personal Care na América do Sul.

Para os expositores da FCE Pharma, o balanço também é positivo. “Recebemos muitos clientes importantes e conseguimos fechar negócios nesta edição”, avaliou Mariela Palacios, da diretoria da Almapal. Eliane Marani, responsável de Marketing da Chemo, acredita que o primeiro dia surpreendeu pela quantidade de visitantes. “Sempre viemos a FCE Pharma com foco em relacionamento e nesse aspecto a feira foi perfeita, surpreendeu com o número de visitantes. De uma maneira geral, foi muito satisfatória, incluindo a disposição do pavilhão e equalização dos formatos dos estandes. Todos os expositores tiveram boa visibilidade”.

As feiras também reuniram importantes empresas entre o público visitante, que aproveitaram o evento até mesmo para melhorar a produtividade interna. Essa foi a percepção de Mateus Oliveira do Aché-Profuse. “É a primeira vez que visito o evento, e participei dos três dias. É um espaço com muita oportunidade para dois objetivos que possuímos: em primeiro lugar, captar tendências de insumos, ingredientes ativos e embalagens; e em segundo lugar, reunir várias equipes, como técnica, marketing e novos negócios. Ao mesmo tempo, encontramos nossos fornecedores. Dessa forma, conseguimos acelerar processos internos, encontrar soluções e orientações para novos projetos”.

“Estou adorando a feira. É a terceira edição que participo, buscando novidades, tecnologia e inovação para algum projeto. Venho para ter ideias que vão se transformar em coisas novas na fábrica”, relatou a supervisora de Gestão de Qualidade do Grupo O Boticário, Lara Alvarenga Oliveira. “É minha primeira participação na FCE. Venho em busca de conhecimento do mercado e novos negócios para o marketing multinível de perfumes”, disse o gerente de Vendas da Power Transmission Industries, Dalton Pelosini. Para ele, o evento mostrou variedade de empresas do novo mercado.

Programação de conteúdo - Além da exposição nos estandes, a FCE Cosmetique e a FCE Pharma também foram anfitriãs de importantes encontros de especialistas, experiências para executivos, palestras técnicas e de divulgação científica. Entre os exemplos, o 30º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, organizado pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) que discutiu tendências de mercado como os cosméticos de luxo, a certificação islâmica halal e novos produtos voltados a pacientes oncológicos, este último assunto apresentado pela presidente da FELASCC – Federación Latinoamericana de Sociedades de Ciencias Cosméticas, Lídia Morus. “A feira está boa. Os estandes estão bem distribuídos e a FCE continua como referência no mercado brasileiro. Já o congresso reuniu palestras com temas bastante relevantes e com auditório lotado”, avaliou Antonio Celso, membro da diretoria da ABC. Jadir Nunes, vice-presidente da entidade, completa: "A união entre o Congresso Brasileiro de Cosmetologia e a FCE Cosmetique nessa nova e bela casa é um momento histórico. Por isso, agradecemos a parceria. Estamos nos reinventando e teremos muitas novidades para o próximo ano".

Já na Arena do Conhecimento, organizada dentro do espaço da feira, empresas e órgãos de pesquisa apresentaram as mais recentes tecnologias e cases de sucesso de empresas empreendedoras, como DuPont, Vult, P&G, Feito Brasil, e pesquisadores de centros como o CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais.

No II Simpósio de Inovações em Ciências Farmacêuticas, realizado em parceria com a Academia Nacional de Farmácia (ANF), questões regulatórias e de tendências tecnológicas, como a rastreabilidade, foram apresentadas por especialistas com a curadoria do Prof. Dr. Lauro Moretto, presidente da entidade.

“Esse ano a FCE Pharma se superou, primeiro pelo número de participantes e segundo pela excelência de negócios que se apresenta. O Sindusfarma se sentiu honrado de participar do evento de abertura da feira. Parabenizamos os organizadores pela grandeza do evento”, acrescenta Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).

Assim, a FCE Cosmetique e a FCE Pharma terminaram os três dias de eventos consolidadas com as maiores e melhores plataformas de negócios dos setores cosmético e farmacêutico. Após um encerramento de muito sucesso, as feiras já se preparam para o próximo ano, que será ainda mais surpreendente. Ambas já têm data marcada em 2018: de 22 a 24 de maio, no São Paulo Expo.