Robôs Industriais podem aumentar a produtividade e reduzir custos na indústria brasileira

Robôs Industriais podem aumentar a produtividade e reduzir custos na indústria brasileira

21.06.2017

Versatilidade é uma característica muito valorizada na indústria brasileira. Equipamentos que possam operar em diferentes linhas de produção com aplicações variadas estão na vanguarda dos investimentos dos empresários, que buscam otimizar os custos da produção para aumentar a competitividade do negócio.

E para fazer a diferença, a tecnologia é grande aliada das indústrias. Equipamentos cada vez mais modernos, precisos, seguros e resistentes passam a ser essenciais para atender esta demanda. E neste cenário, o robô industrial pode ser um protagonista.

Mitsubishi Electric fabrica robôs industriais desde a década de 1980 e consegue atuar em diversos segmentos da indústria, por meio das mais variadas aplicações, que vão de etiquetadoras, passando por aplicação de graxa em autopeças, até montagem de equipamentos e operações de soldagem. “Essa versatilidade que proporcionamos auxilia a indústria a encontrar soluções para seus desafios sem precisar contar com diversos equipamentos de diferentes fabricantes”, explica Ricardo Kirino, engenheiro da Mitsubishi Electric.

Atualmente o mercado nacional de robôs industriais ainda engatinha em comparação com os países desenvolvidos. Segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a China possui cerca de 300 robôs para cada 10 mil trabalhadores industriais, enquanto no Brasil essa relação é bem menor, com cerca de uma dezena de robôs para os mesmos 10 mil trabalhadores.

Hoje, a indústria automotiva é a que mais utiliza robôs industriais no Brasil, abrindo caminho para outras indústrias, como alimentícia, farmacêutica e química. “Mas o maior desafio ainda está em como repensar o processo produtivo de uma determinada linha de produção, incluindo os processos anteriores e posteriores da mesma”, afirma Kirino.

Outro desafio é o tempo utilizado para a programação da célula robotizada. A Mitsubishi Electric tem desenvolvido pacotes de aplicação para facilitar este processo, reduzindo o tempo de engenharia dos integradores de sistema. “Simples de programar e fácil de integrar, os robôs MELFA atendem a uma crescente lista de necessidades modernas de produção, com a flexibilidade de se adaptar à medida que os requisitos evoluem”, conta o engenheiro.

Entre os benefícios que o robô industrial pode proporcionar para uma indústria estão o aumento da produtividade, redução de custos, maior precisão em alta repetitividade, redução de falhas operacionais, maior segurança e melhoria da qualidade da operação. “Um dos principais benefícios é a velocidade e a repetibilidade dos robôs, que garantem a precisão dos movimentos em operações comopick-and-place, polimento, inspeção, entre várias outras”, finaliza.

O público poderá conhecer melhor os robôs industriais da Mitsubishi Electric em dois diferentes eventos: o primeiro deles é a feira Feimafe, que está acontecendo até o dia 24 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, onde o robô Melfa RV-3SDB estará exposto no estande do Instituto de Tecnologia de Mauá. Já o modelo RV-2F será exibido no evento Mitsubishi Electric Total Solution Exhibition 2017 que acontecerá entre os dias 6 e 8 de julho na recém-inaugurada Japan House São Paulo, situada no número 52 da Avenida Paulista.

Saiba mais em: www.mitsubishielectric.com.br/ia

Serviço:

Feimafe

Estande: Instituto de Tecnologia de Mauá

Data: 20 a 24 de junho

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme – São Paulo/SP

Mais informações: www.feimafe.com.br

Mitsubishi Electric Total Solution Exhibition

Data: 6 a 8 de julho

Horário: das 10h às 19h (dias 6 e 7) e das 10h às 17h (dia 8)

Local: Japan House São Paulo

Endereço: Avenida Paulista, nº 52, Bairro Bela Vista – São Paulo/SP

Mais informações sobre a Japan House São Paulo: http://www.japanhouse.jp/saopaulo

Mais informações sobre a Mitsubishi Electric:

www.mitsubishielectric.com.br

Mais informações sobre os robôs industriais:

www.mitsubishielectric.com.br/ia