Robótica da ABB é destaque na primeira edição da EXPOMAFE

Robótica da ABB é destaque na primeira edição da EXPOMAFE

11.05.2017

A ABB apresenta ao mercado o novo modelo de robô da família SCARA, novidade que atende principalmente as indústrias de manipulação de peças pequenas, e exibe a versatilidade do primeiro robô colaborativo do mundo, o YuMi. A EXPOMAFE acontece até sábado (13), na capital paulista.

O destaque da multinacional suíço-sueca na feira internacional de máquinas-ferramenta e automação industrial, o IRB 910SC (SCARA), é rápido, econômico e preciso. Os robôs da linha são projetados para atender uma grande variedade de aplicações que requerem movimentos ponto a ponto rápidos e repetitivos, tais como manuseio, carga/descarga de máquinas, paletização, despaletização e montagem de componentes. É ideal para montagem de eletrônicos, manipulação de peças pequenas, alimentos e automação laboratorial.

Além das células robóticas de soldagem e da simulação da aplicação do SCARA, chamou a atenção do público a presença do robô YuMi, o primeiro robô colaborativo do mundo. Desenvolvido para trabalhar em conjunto com homem sem oferecer riscos, o YuMi possui braços emborrachados e tecnologia antiesmagamento. É indicado para as indústrias automotiva, de eletrônicos, plásticos, metais, alimentos e outras.

Para Rodrigo Bueno, Gerente Geral da unidade de negócios para automação robótica, a participação da ABB na feira é fundamental. “Aqui temos a oportunidade de ficar perto de clientes e parceiros, além de apresentar o que há de mais moderno e tecnológico para o setor. A ABB possui um portfólio amplo de tecnologias que podem gerar mais ganho em produtividade e para a segurança dos trabalhadores”.

Durante a feira, ainda é possível conversar com os especialistas sobre o Connected Services, nova oferta da companhia que faz parte do portfólio de soluções digtais para a Indústria 4.0, o ABB Ability. “Conectando robôs, máquinas e equipamentos automatizados, o serviço fornece análises avançadas para evitar paradas indesejadas e acelerar o tempo de resposta de manutenções, evitando a queda de produtividade nas fábricas e gerando valor aos clientes”, explica Cassio Brochado, Gerente de Service. O conjunto de soluções do Connected Services envolve o monitoramento e diagnóstico, gerenciamento de back-up, otimização de ativos e acesso remoto.

Outro grande diferencial da companhia no mercado é o centro de treinamento e capacitação em robótica. Localizado em Guaruhos, possui salas com infraestrutura de excelência e equipamentos de ponta para atender toda a América Latina. A divisão de Robotics and Motion da ABB oferece 12 cursos na área, com aulas teóricas e práticas. “O principal objetivo é capacitar o profissional para que ele possa maximizar a potência dos equipamentos, obtendo maior produtividade e reduzindo tempo de manutenção”, diz Bueno. A ABB também treinamentos in company e direcionados para necessidades específicas.

Serviço:

EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial

Até 13 de maio - terça à sexta, das 10h às 19h e sábado, das 9h às 17h

São Paulo Expo Exhibition and Convention Center