Rockwell Automation lança o primeiro inversor regenerativo de média tensão resistente a arco elétrico com classificação para 50kA da indústria

Rockwell Automation lança o primeiro inversor regenerativo de média tensão resistente a arco elétrico com classificação para 50kA da indústria

26.11.2015

Ele faz parte do sistema de inversores PowerFlex 7000 com tecnologia ArcShield que ajuda a reduzir os riscos e a proteger equipamentos nas áreas de mineração, geração de energia, petróleo e gás e tratamento de água e esgoto 

O novo sistema de inversores PowerFlex 7000 com tecnologia ArcShield  da Rockwell Automation, oferece um sistema de inversor e acionador resistente a arco elétrico e completamente integrado. Dele faz parte o primeiro inversor de média tensão resistente a arco elétrico de 50 kA da indústria com recursos de regeneração completa.

O inovador sistema de inversores oferece conformidade de segurança, complexidade reduzida do sistema, desempenho aprimorado e economia de energia. A tecnologia ArcShield desvia do pessoal a energia e os gases perigosos criados a partir de um evento de arco elétrico. Isso ajuda a reduzir os riscos de segurança e a proteger os equipamentos em indústrias pesadas de processo, como mineração, geração de energia, petróleo e gás e tratamento de água e esgoto.

O sistema resistente a arco elétrico está certificado para atender aos padrões mundiais mais exigentes e completos de resistência a arco elétrico. Suporta corrente de curto circuito nominal de 50 kA e atende à proteção Tipo 2B para oferecer proteção às pessoas em todo o perímetro, inclusive quando a porta de controle de baixa tensão estiver aberta para fins de manutenção.

“O sistema de inversores PowerFlex 7000, com tecnologia ArcShield, é a novidade do nosso portfólio de produtos com resistência a arco elétrico. Foi desenvolvido para suportar os requisitos cada vez maiores dos programas de segurança elétrica implementados por nossos clientes”, informa John Kay, C.E.T., gerente de produto da linha CCM de média tensão da Rockwell Automation e membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos.  Segundo ele, o novo sistema de inversores oferece uma solução de segurança integrada para reduzir a carga de segurança imposta aos usuários finais industriais.

O sistema de inversores ArcShield fornece o controle de motores eficaz e confiável que torna o inversor de média tensão PowerFlex 7000 peça essencial nas indústrias pesadas do mundo todo. Ele atende a uma gama diversificada de requisitos de aplicações que exigem partidas e paradas frequentes. Além disso, utiliza tecnologia de inversor regenerativo, o que possibilita que os usuários diminuam a velocidade e parem os motores de forma mais rápida e eficaz em relação a outras tecnologias. Em vez de desperdiçar energia, ao transformá-la em calor no inversor ou no motor, a tecnologia de inversor regenerativo captura a energia e a devolve à rede elétrica para uma melhor gestão energética, menor esforço para o inversor e motor e maior economia de custos. O sistema de inversores foi testado para atender aos padrões globais e norte-americanos de resistência ao arco elétrico, incluindo IEEE C37.20.7, IEC 62271-200, IEC 62447-2, CSA C22.2 No. 22-11 e EEMAC G14-1.