Schneider firma parceria para aplicação de conceito de indústria 4.0 no segmento de Life Science

Schneider firma parceria para aplicação de conceito de indústria 4.0 no segmento de Life Science

15.04.2021

O programa AMa (Advanced Manufacturing Assessment), desenvolvido pela Schneider Electric, acaba de abrir novos caminhos de utilização na área de Life Science (Ciência da Vida), ou seja, indústrias farmacêuticas, cosméticas, veterinárias, de insumos, entre outras. 

Isso porque o acordo entre 4horizon, que utiliza a tecnologia Schneider Electric, e a Nordika, empresa que fornece soluções multidisciplinares de engenharia, vai oferecer maior entendimento e visibilidade da atual maturidade tecnológica da indústria, assim como apontar tecnologias de alto valor agregado ao mercado consumidor de serviços ou produtos para a área médica e hospitalar, de biotecnologia, farmacêutica e cosmética.

Para Carlos Urbano, diretor de Automação Industrial da Schneider Electric, a companhia, como uma das líderes mundiais em transformação digital dos mercados de automação industrial, fica muito satisfeita em contribuir com a Nordika nesse processo de implementação da indústria 4.0. “São novos caminhos que se abrem na indústria 4.0, expandida a novos segmentos”, destaca. 

Para a líder do segmento de Bens de Consumo da Schneider para América do Sul, Yamileth Fajardo, a parceria irá modernizar o cenário fabril e, como consequência, alinhar a produção com as estratégias de negócio das empresas. “Contribuir com o avanço de um segmento tão importante quanto Life Science é essencial para nós. Com esse projeto, conseguimos apresentar soluções robustas para fomentar os processos industriais”, afirma Yamileth.

A partir das fases de implementação do PIMM 4.0 no programa oferecido pela Nordika, a indústria 4.0 poderá ser adotada gradualmente no desenvolvimento de iniciativas de Ciências da Vida fomentados pela Nordika. De acordo com Sandro Breval Santiago, professor e doutor que desenvolveu o modelo, a solidez técnico-científica do modelo aliada às verificações práticas e aos testes de experimentação realizados propiciam uma segurança na transição para a indústria 4.0, considerando o ambiente do setor de Life Science e os critérios técnicos exigidos.

Segundo Jeferson Miranda, diretor de Negócios na 4horizon, a parceria com a Nordika surge como uma grande oportunidade para expandir ainda mais o projeto AMa em outros segmentos, considerando a importância que o mercado de Ciências da Vida tem na cadeia industrial no Brasil e no mundo.

Conforme Cristiano Behringer Ferrari, gerente de Automação e TI na Nordika, o objetivo da empresa, que hoje utiliza uma ferramenta própria, é usar uma ferramenta mais abrangente e robusta, com o propósito de avaliar de forma holística os processos industriais, para então alimentar o roadmap tecnológico da indústria. 

“Com uma análise mais abrangente, que envolve não só os processos em si, mas também as fronteiras culturais e operacionais, é possível entender o real cenário fabril e alinhá-lo com as estratégias de negócio da empresa. Isso significa oferecer as melhores soluções em cada processo, alinhando as expectativas não só com relação à indústria 4.0, mas com o plano de negócios de forma geral. E assim conseguimos implantar projetos de tecnologia com o maior valor agregado ao cliente”, afirma Ferrari.