SENAI-SP divulga programa Brasil Mais Produtivo na EXPOMAFE 2017

SENAI-SP divulga programa Brasil Mais Produtivo na EXPOMAFE 2017

20.04.2017

Criado para erradicar os entraves da produtividade da indústria brasileira, o programa Brasil Mais Produtivo será amplamente divulgado pelo SENAI-SP durante a EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que acontece de 9 a 13 de maio, no São Paulo Expo.

O Brasil Mais Produtivo é uma realização do SENAI, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No estado de São Paulo, o programa é operado pelo departamento regional (SENAI-SP) da entidade.

A iniciativa pretende atender 3 mil empresas de pequeno e médio porte em todo o País e aumentar em 20% sua produtividade por meio de técnicas de manufatura enxuta. As bases do sistema são: trabalho em equipe, rapidez, eliminação de desperdícios e melhoria contínua.

A ideia, explica, Silvio Eugenio Nunes Gouveia, consultor líder do Brasil Mais Produtivo em São Paulo, é que as empresas reduzam as atividades que não agregam valor, ou seja, os desperdícios, antes de realizar investimentos de capital. Em linhas gerais, a consultoria oferecida pelo SENAI-SP, no âmbito do Estado de São Paulo, pretende eliminar produtos defeituosos, excesso de produção, estoques, movimentos desnecessários, transportes desnecessários, esperas e processos desnecessários.

Durante a EXPOMAFE, o SENAI-SP vai divulgar o programa entre os expositores – fabricantes de máquinas-ferramenta, automação industrial, robótica e outros segmentos – e também para os visitantes da feira que se enquadrem nos setores industriais definidos pelo programa: alimentos e bebidas, calçados e vestuário, metalmecânica e moveleiro.

Os empresários interessados poderão candidatar-se ao programa no estande do SENAI-SP. Para ser considerada apta, a empresa precisa estar sediada no Estado de São Paulo, ter entre 11 e 200 funcionários e ter seu CNAE (Código Nacional de Atividade Empresarial) dentro da listagem dos setores participantes do programa.

As empresas selecionadas recebem consultoria tecnológica no processo produtivo, de baixo custo, com o objetivo de obter ganhos expressivos de produtividade ou redução no custo de produção. As melhorias rápidas acontecem com a utilização de ferramentas de manufatura enxuta customizadas para atendimento aos setores do programa, com foco na redução de sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, excesso de movimentos e defeitos.

A consultoria tem duração de 120 horas, divididas nas seguintes etapas: fase de preparação (24 horas), fase de intervenção (60 horas), fase de monitoramento (20 horas) e fase de encerramento (16 horas) distribuídos em três meses de consultoria. Além disso, essas empresas poderão receber consultoria de soluções tecnológicas por meio do SEBRAE/SP, pleitear financiamento nas linhas de crédito MPME Inovadora e MPME exportadora do BNDES.

Informações: www.expomafe.com.br