Sensores da OMEGA™ são ideais para painéis solares flutuantes e fixos

Sensores da OMEGA™ são ideais para painéis solares flutuantes e fixos

13.10.2016

Eficiência dos painéis solares depende da medição de temperatura da superfície

A tecnologia de flutuadores solares em usinas hidrelétricas é uma alternativa vantajosa tanto por gerar energia independente dos níveis de represas, como por evitar a evaporação da água ao bloquear parcialmente a ação do sol.

Em tempos de escassez de água, a energia solar flutuante é eficiente, ecológica e segura. Para melhores resultados, os sistemas de placas fotovoltaicas posicionadas na superfície de represas, no entanto, precisam de sensores de temperatura.  

Isso porque é importante saber a temperatura de um painel solar para prever sua potência de saída, assim como o material das células fotovoltaicas, porque a eficiência de materiais diferentes têm níveis variados da dependência da temperatura.

Os Sensores PT-100 para montagem em superfície da OMEGA™ são ideais para este tipo de aplicação, pois são precisos na medição da temperatura, de fácil instalação, compactos e resistentes.

Com invólucro de alumínio para rápido tempo de resposta, o dispositivo possui também elemento de plantina de 100 ? DIN classe “A” de alta exatidão.

Segundo o especialista B.J. Huang, a eficiência de produção energética de uma célula fotovoltaica está relacionada às temperaturas da superfície frontal e traseira das mesmas. Isso porque a média entre essas temperaturas, chamada temperatura de junção, pode determinar a qualidade de produção de energia de um painel.

Além disso, os Sensores PT-100 permitem customização de furos e encaixes que possibilita adequação ainda maior a grande variedade de superfícies como, por exemplo, diferentes tipos de sistemas de energia solar flutuante ou fixa.

Outras informações sobre o equipamento pode ser encontradas no link (http://br.omega.com/pptst/RTD-830.html).

Já quanto à evaporação, estudos apresentados durante a X Conferência de Pequenas Centrais Hidrelétricas, Mercado e Meio Ambiente, demonstraram que os sistemas de painéis fotovoltaicos flutuantes reduziram em até 70% o nível de evaporação em reservatórios.