Sinproquim lança Guia da Indústria de Produtos Químicos do Estado de São Paulo

Sinproquim lança Guia da Indústria de Produtos Químicos do Estado de São Paulo

11.08.2016

Levantamento elaborado pelo sindicato traz dados como a catalogação de mais de 1.000 grupos de produtos fabricados pela indústria química paulista

O Sinproquim - Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo – lançou no último dia 8 de agosto o Guia da Indústria de Produtos Químicos do Estado de São Paulo, um registro inédito das atividades do setor em toda a sua diversidade de composição, estrutura e de produção. O evento foi realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Com informações de 695 empresas de diversos segmentos, em sua maioria de pequeno e médio portes, o Guia traz dados como a catalogação de mais de 1.000 grupos de produtos fabricados por indústrias da área, e na qual se estima um faturamento de cerca de R$ 50 bilhões pelo setor em 2015.

O trabalho é estruturado por empresas, por produtos e por municípios. A publicação traz também a história da indústria química paulista e a trajetória de 85 anos de atuação do Sinproquim, voltados à promoção do desenvolvimento e da competitividade da indústria paulista. Além de informações sobre as principais matérias-primas e aplicações, localização e contatos, assim como indicadores econômicos.

Segundo Renato Endres, consultor econômico do Sinproquim, o Guia comprova que boa parte das empresas de São Paulo possuem alto conteúdo tecnológico e são bem desenvolvidas. “O levantamento nos fez ter uma dimensão do quanto a indústria química paulista é inovadora, diversificada e pujante”, afirma o executivo. E completa: “além disso, identificamos o potencial do setor para a fabricação de produtos químicos a partir de matérias primas renováveis.”

O Sinproquim atua para promover o fortalecimento da indústria química e petroquímica do estado de São Paulo. Segundo Nelson Pereira dos Reis, presidente da entidade, a elaboração do Guia faz parte do trabalho que o sindicato realiza para dar suporte aos associados. “O levantamento fez um mapeamento de empresas químicas do estado e o resultado desse estudo mostra a diversidade deste setor que é tão importante para a economia do país. Nosso objetivo é que esse Guia se torne uma referência para o mercado”, afirma o executivo.