Sistema inteligente de iluminação para comércio e indústria permite ajustes via geolocalização

Sistema inteligente de iluminação para comércio e indústria permite ajustes via geolocalização

04.04.2022

Pode não parecer, mas a iluminação pode fazer toda a diferença em um comércio ou até mesmo na planta de uma indústria. E não falamos apenas de economia, o que é um ponto muito importante, mas da eficiência, alta qualidade, baixa manutenção, aliadas à flexibilidade, desempenho e conectividade.

O especialista em iluminação Gustavo Batista, da Reymaster Materiais Elétricos, tem acompanhado de perto a movimentação desse mercado e diz que cada dia mais indústrias, atacadistas, rede de supermercados e até mesmo galpões logísticos têm optado por produtos que permitam adaptações de acordo com a demanda do momento.

“As aplicações da iluminação dentro de um hipermercado podem mudar de acordo com a sazonalidade de alguns produtos, por exemplo. Por isso é importante ter dentro do projeto de iluminação lâmpadas ‘inteligentes’ e que permitam configurações diferentes, caso seja necessário dar um enfoque a um local específico, por exemplo”, explica o especialista.

Por esta razão um dos produtos que mais tem agradado varejistas e industriais é a linha SlimPerform da Philips. A luminária desenvolvida pela gigante holandesa é toda em LED e tem como maior benefício a versatilidade, bem como a máxima performance e o design inovador, sendo ideal para os mais variados locais de instalação indoor.

Como o produto possui tecnologia LED para iluminação, sua eficácia é alta e o produto tem uma vida útil mais longa, reduzindo, certamente, os custos operacionais. Ele tem 50 mil horas de vida útil e a garantia de fábrica é de 5 anos.

Com um sistema óptico desenvolvido exclusivamente para essa linha, existem quatro opções de configuração óptica: DA (duplo assimétrico), WB (aberto), MB (médio) e HRO (corredor), possibilitando, assim, comprar o melhor modelo segundo o local onde será instalado.

Algumas versões vêm acompanhadas com um módulo de emergência integrado; assim, em caso de falta de energia, as lâmpadas têm uma autonomia de até três horas.

Outro ponto que tem feito muita diferença em sistemas como o SlimPerform é a conectividade. Com o advento da internet das coisas, o controle de sistemas de iluminação inteligentes, como horários de ligamento e desligamento automático, intensidade, settings de luzes, pode ser feito remotamente.

E essa linha conta com Interact Indoor Navigation, tecnologia de posicionamento que permite a geolocalização interna, possibilitando, a partir de um aplicativo, configurar a iluminação conforme o layout da planta e o posicionamento da luminária. O local das luminárias é enviado para um banco de dados na nuvem.

É muito importante, porém, ressalta Gustavo Batista, que os clientes procurem especialistas como a Reymaster, pois cada aplicação e ambiente exige uma luminária específica da linha, e é imprescindível realizar um estudo luminotécnico personalizado das empresas para a escolha da melhor solução.