Sitech lança catalisador que reduz consumo de combustível

Sitech lança catalisador que reduz consumo de combustível

16.10.2017

Em tempos de alta no preço do combustível, as empresas procuram alternativas que auxiliem na diminuição das despesas, aumentem rendimentos e contribuam com melhores resultados na entrega de um trabalho. Para isso, a tecnologia tem se tornado uma grande aliada das corporações. Focando no atendimento dessas questões, a SITECH Central Brasil, uma empresa do Grupo Sotreq especializada em soluções de tecnologia, lança com exclusividade no Brasil o Catalisador Rentar.

Trata-se de um catalisador de pré-combustão para motores diesel e que fica acoplado ao sistema de alimentação de combustível. Assim, ao passar pelo catalisador (dispositivo cilíndrico precisamente fabricado com combinações de elementos raros e metais finos), reações são disparadas e permitem que o combustível queime com maior eficiência.

Isso acontece em decorrência da polarização e separação das moléculas de combustível, que possibilitam que mais moléculas sejam expostas ao oxigênio. Diferente de um processo típico de combustão em motores, por exemplo, em que as moléculas tendem a permanecerem juntas. “Aquelas que não têm contato com oxigênio, não são queimadas e saem como combustível desperdiçado na forma de gases poluentes e partículas, como a fuligem”, explica Marx Gutierrez, Gerente de Negócios da SITECH.

Mais eficiência

Esse catalisador é destinado aos motores movidos a diesel, como máquinas da linha amarela, fornos, caldeiras, grupos geradores de energia, caminhões, locomotivas, entre outros. Em máquinas, por exemplo, pode garantir uma redução de 3% a 8% de consumo de combustível; em fornos, a redução esperada é de 7% a 30%; já em motores geradores, de 7% a 12%. Essa diminuição pode variar conforme o tipo de aplicação, bem como motor, injeção ou até mesmo o clima.

De acordo com Gutierrez, o payback do produto é estimado entre 3 e 12 meses, dependendo do tempo de funcionamento do motor e da despesa mensal em combustível. “Algumas máquinas gastam 80 litros por hora, outras gastam 20. Outras funcionam 24 horas por dia e sete dias por semana ou são empregadas apenas nos dias úteis”.

Outro benefício apresentado pelo Catalisador Redutor de Consumo de Combustível da SITECH é que o dispositivo também minimiza os custos na manutenção de motores por causa da menor produção de fuligem – elemento altamente abrasivo. Isso porque a otimização da queima deixa o sistema mais limpo, aumentando a vida útil do motor. “O catalizador também proporciona redução na emissão de material particulado e gases estufa como hidrocarbonetos, monóxido de carbono, dióxido de carbono e enxofre”, explica Gutierrez.

Com garantia de dez anos, livre de manutenção e com a possibilidade de reinstalação em outros equipamentos, sempre que necessário, esse catalisador conta com certificados de vários laboratórios e institutos, como o Southwest Research Institute; U.S. Army’s Aberdeen Proving Ground e o Virginia Tech University Olson Ecco-logic Emissions Laboratory.