Soluções em gás reduzem e até substituem uso de água na indústria

Soluções em gás reduzem e até substituem uso de água na indústria

22.03.2017

O Dia Mundial da Água (22 de março) reacende as discussões sobre a necessidade de se encontrar formas mais racionais de consumo desse bem natural, que apesar de ocupar 70% da superfície da Terra, está disponível para uso humano somente nos 2,5% do total de água doce existente no planeta. E dessa parcela, mais de 90% são consumidos em conjunto por atividades ligadas à agricultura e indústria, conforme números da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Para tornar mais eficiente o uso de água em processos industriais, a Air Liquide, empresa mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, desenvolve soluções com a aplicação de gases que reduzem e até substituem a necessidade de água em atividades como limpeza de peças, maquinários, preparo de concreto, entre outras.

Jateamento com gelo seco para limpeza de maquinários

Entre as soluções desenvolvidas pela Air Liquide, estão as que fazem a limpeza de maquinários industriais por jateamento com gelo seco. A aplicação é feita por meio de um equipamento que impulsiona os jatos de gelo seco, que saem em formato de “pellets” (espécie de granulados) a uma temperatura de – 80oC. No momento do contato com a superfície a ser limpa, que está em temperatura ambiente, ocorre um choque térmico que evapora o gás carbônico (CO2) presente nos pellets de gelo seco e faz a limpeza, sem deixar resíduos.

Denominada Clean Blast, esta solução é indicada para a limpeza de maquinários industriais de diferentes segmentos, como alimentício, de plásticos, fundição, gráficas, embalagens, pneus, borrachas, entre outros. Além de eliminar o consumo de água, a solução gera ganhos em termos operacionais, já que não há a necessidade de desmontar peças ou maquinários inteiros para que a limpeza seja feita.

Neve carbônica para limpeza pré-pintura de peças automotivas

O Snow Clean, outra solução desenvolvida pela Air Liquide, tem aplicação semelhante à do Clean Blast. Mas em vez de pellets de gelo seco, o que é jateado é gás carbônico em formato de “névoa carbônica”, para a limpeza prévia feita em peças automotivas antes de sua pintura. A aplicação também economiza água e a necessidade de se reservar um espaço (cabine de pintura) para a lavagem que seria feita de forma convencional.

Nitrogênio substitui gelo no resfriamento do concreto

O Cryocrete também é uma solução que ajuda a reduzir o consumo de água na indústria. Desenvolvida para atender ao segmento da Construção, a aplicação consiste no uso de Nitrogênio para acelerar o processo de resfriamento do concreto, necessário para evitar o surgimento de rachaduras e outros tipos de fissura em grandes obras, como barragens, pontes, viadutos, usinas, entre outras.

No processo convencional, o resfriamento do concreto seria feito mediante o uso de gelo, o que demandaria mais tempo e necessidade de aplicação manual. Além disso, o resfriamento não atingiria as mesmas temperaturas se comparado ao uso do gás.

Por outro lado, a aplicação do Cryocrete acelera esse processo porque o nitrogênio é um gás que, naturalmente, já se encontra sob baixíssimas temperaturas, de até -196ºC. O resultado é o resfriamento mais rápido da mistura de concreto, que leva em média de 6 a 7 minutos para atingir a temperatura ambiente com o uso da solução da Air Liquide. Já o resfriamento com gelo, alternativa normalmente utilizada nesse processo, leva cerca de 15 a 20 minutos.