Soluções sem fio otimizam controle de estocagem no agronegócio

Soluções sem fio otimizam controle de estocagem no agronegócio

03.05.2017

A tecnologia sem fio para medição e controle de processos pode gerar uma série de vantagens competitivas no agronegócio. Na fase de estocagem, por exemplo, monitorar temperatura, pressão, pH e nível é fundamental e pode ser feita a custos reduzidos por meio de equipamentos wireless.

O artigo técnico “Soluções sem fio (wireless) otimizam processos de medição e controle em silos de estocagem no agronegócio”, disponível no site da OMEGA™ pelo link (br.omega.com/artigos-tecnicos/case-wireless-agronegocio.html), relata o case de uma usina de processamento de cana que reduziu custos e tornou seus processos mais eficientes com este tipo de solução.

Considerada uma das maiores do mundo, esta usina necessitava medir o pH durante o processo de produção do etanol em seis grandes silos e transmitir os dados para uma sala de controle. Com distâncias de até 100 metros entre os pontos de medição e a sala de controle, o custo de instalação do sistema com uso de fios inviabilizava o projeto.   

A solução apresentada pela OMEGA™ foi instalar os eletrodos de pH com compensação de temperatura e conectá-los a transmissores sem fio com invólucro NEMA-4X. Estes enviam os sinais por conexão wireless até o receptor na sala de controle da usina.

Essa solução, somada ao sistema de análises químicas da usina, tornou possível avaliar a qualidade do caldo em fermentação e otimizar o processo de produção de etanol. A empresa evitou custos em cabos de transmissão, preparação, instalação e manutenção do sistema caso fosse usada transmissão por fio.

Equipamentos

O transmissor de pH/temperatura da OMEGA™ funciona via sinal de rádio e possui um microprocessador de alta performance, sendo compatível com a maioria dos eletrofos com conectores BNC. Além disso, é configurado por uma por padrão USB e pode transmmitir de uma a 30 amostras por minuto, que podem ser registradas em computadores como planilhas graças ao software.    

Já o receptor UWTC-REC3 é facilmente configurável por meio de um navegador de internet e é capaz de acionar alarme por e-mail ou mensagens de texto a um usuário ou grupo, se as variáveis medidas ficam fora do ponto de ajuste definido. O software "Mail Notifier” é um programa gratuito e fácil de usar para esta aplicação. Além disso, o sistema permite registrar os dados em formatos padrão como o Excel.

Por sua vez, o sensor PHE-7352-15 é indicado para uso submersível na medição de pH em aplicações de águas residuais e processos em que é exigida maior penetração de tubulação. Além do design de eletrodo de vidro tipo êmbolo, ele assegura uma longa vida útil e baixa manutenção na maioria das aplicações pois é resistente as contaminações mais comuns (cianeto, amônia, sulfeto e metais pesados).