Soluções tecnológicas que utilizam a borracha vão do sapato ao asfalto

Soluções tecnológicas que utilizam a borracha vão do sapato ao asfalto

07.05.2018

Atualmente existem no mercado global mais de 40 mil artigos constituídos de borracha natural. A matéria-prima é utilizada até para mais de 400 dispositivos médicos.  O Brasil é um dos maiores produtores de látex do mundo, além de ser o 5° maior consumidor do mundo. O aumento no consumo de borracha, tanto natural quanto sintética, está intimamente relacionado ao comportamento do Produto Interno Bruto (PIB). Assim, de forma geral, se houver crescimento de uma economia, ocorre a elevação do consumo de borracha.

Os investimentos das indústrias pneumáticas, e o aumento na produção e exportação de automóveis contribui para o crescimento da demanda de borracha e de outras matérias-primas. A borracha natural, devido à sua estrutura molecular e alto peso molecular, é possuidora de resiliência, elasticidade, plasticidade, resistência ao desgaste e ao impacto, propriedades isolantes de eletricidade, e impermeabilidade para líquidos e gases que não podem ser obtidas em polímeros artificiais. No Brasil, a oferta e a demanda encontram-se distanciadas desde meados do século passado. As curvas de produção e de consumo encontram-se cada vez mais distantes.

Diante dessa situação, a Braskem, uma das líderes do mercado de borracha, acaba de lançar a Braskem Unilene®, linha de resinas hidrocarbônicas que proporciona vantagens técnicas e econômicas. Presente em diferentes etapas do processo produtivo dos calçados, desde a preparação da superfície à montagem final, a linha é compatível com a maioria dos solventes e polímeros. O produto melhora as propriedades de brilho, adesão e secagem das tintas viárias de demarcação. A Unilene® entra como um aditivo que melhora a performance da borracha, auxilia na aderência do pneu ao piso molhado e reduz a resistência ao rolamento. Em pneus de caminhões, a resina é também muito utilizada em recapagem.

Em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, foi proposto, pelo vereador Renato Oliveira (PCdoB), e aprovado pela Câmara de Vereadores, uma lei para o uso de pneus usados na composição do asfalto para pavimentação de vias do município que sugere a composição de 15% de borracha triturada como ligante asfáltico. A cidade segue uma tendência de outros municípios que, cedo ou tarde, vão passar a compor o asfalto. De acordo com o secretário de obras da cidade, Leandro Pavan, em período de baixa demanda, somente os pneus descartados (cerca de 500 veículos) do município já seriam suficientes para o preparo do asfalto. Quando houver necessidade de mais matéria prima, a borracha poderia ser captada na iniciativa privada. Atualmente, a Secretaria de Obras paga para descartar pneus usados. Essas soluções mostram um avanço para o setor.

Expobor

Na contramão da crise, a Expobor – 13ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos em Borracha, evento que acontece de 26 a 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, ganhou uma vitrine de aproximadamente 100 expositores nacionais e internacionais. A feira promoverá rodadas de negócios de diversos segmentos interligados como: artefatos de borracha, automação, equipamentos de laboratório, ferramentaria, máquinas e equipamentos, matérias-primas, moldes e ferramentas, além de produtos químicos, projetos e sistemas de energia. O encontro também discutirá as novas pesquisas em tecnologias de produção, além de reciclagem e tratamento de resíduos.

Entre os setores contemplados pela feira estão: indústrias de artefatos de borracha, automobilística, calçados, máquinas e componentes, eletroeletrônicas, petrolíferas, pneumáticas, siderúrgicas, entre outros. Fornecedores de matérias-primas, importadores, exportadores, técnicos, consultores e profissionais do setor de todas as partes do Brasil, e de mais de vinte países, marcarão presença no evento.

17º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha/9º Encontro Nacional da Borracha Natural

Com presença confirmada de palestrantes nacionais e internacionais, o Congresso da Associação Brasileira de Tecnologia de Borracha (ABTB) contará com painéis, workshops, apresentações e debates sobre o setor. Com discussões acerca das mais novas e melhores soluções para o mercado, o 17º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, que acontece nos dias 26 e 27 de junho, trará as mais recentes pesquisas e estudos sobre inovação, sustentabilidade e alta eficiência em produção.

Já o 9º Encontro Nacional da Borracha Natural, no dia 28 de junho, tem como objetivo fomentar a troca de ideias sobre temas fundamentais do segmento ligados à capacitação profissional tais como: produção, sustentabilidade, tecnologia e aplicação de técnicas. O evento contará com o reforço de institutos de pesquisa, universidades e centros técnicos da indústria.

PneuShow

Simultaneamente à Expobor 2018, quem percorrer os 17 mil m2 do Expo Center Norte, também poderá conferir as novidades da 13ª edição da PneuShow - Feira Internacional da Indústria de Pneus. O evento integra 70 expositores dos segmentos de rodas, aros e acessórios; equipamentos para oficinas e borracharias; produção, recauchutagem e vulcanização de pneus; segurança industrial; bandas pré-moldadas; camelbacks; patches; pneu para transporte de cargas, entre outros.

SERVIÇO:

EXPOBOR 2018 – 13ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha

Data: 26 a 28 de junho

Horário: das 13h às 20h

Local: Expo Center Norte