Startup Elevel inicia protocolo de pré-diagnóstico ortodôntico à distância

Startup Elevel inicia protocolo de pré-diagnóstico ortodôntico à distância

30.03.2020

A Elevel, startup focada em ortodontia digital por meio de tratamento com alinhadores transparentes, inicia um procedimento de pré-diagnóstico ortodôntico inédito no país. Por meio dessa nova alternativa, os pacientes podem fazer sua primeira avaliação à distância, por vídeoconferência. O novo protocolo, que visa oferecer mais conforto e comodidade aos usuários, surge como uma forma de colaborar com a precaução à disseminação do coronavírus, eliminando a necessidade de deslocamento de dentistas e pacientes.

Yara de Souza Barreto, ortodontista da Elevel evolvida no desenvolvimento do projeto, explica que todo o procedimento se dá de forma colaborativa. “Desenvolvemos uma série de manobras que o paciente faz com o auxílio das mãos e dos dedos, que nos permite verificar toda a sua arcada dentária, se há má oclusão ou outro tipo de problema. Antes de começar, orientamos sobre todos os procedimentos de assepsia das mãos e da boca”, explica.

Após a avaliação, o paciente recebe uma explicação e uma demonstração sobre o produto. Em seguida, ele confere, por meio do software de avaliação, como serão as etapas e todo o processo de tratamento. Ao final, são demonstradas as imagens da situação atual, cada fase do processo corretivo e uma previsão do resultado, exatamente o processo que acontecerá com ele caso queira iniciar o tratamento.

“Nos Estados Unidos já há um procedimento parecido, feito por meio de fotos captadas e enviadas por um aplicativo. Estudamos o processo e verificamos ser possível melhorá-lo ainda mais utilizando a videoconferência, que permite conversar com o paciente, compartilhar telas e, por ser feito em tempo real,  fazer eventuais correções das manobras bucais, diferentemente do processo realizado apenas com utilização de fotografias”, explica Hilton Almeida, sócio fundador da Elevel.