Tecnologia Ultrasolução® da Ultragaz traz para o produtor mais controle e rentabilidade para a safra

Tecnologia Ultrasolução® da Ultragaz traz para o produtor mais controle e rentabilidade para a safra

04.05.2018

De 30 de abril a 04 de maio, durante a Agrishow 2018, a Ultragaz apresentará aos produtores rurais todos os benefícios e inovações do sistema Ultrasolução®, tecnologia da Companhia que utiliza o GLP no processo de secagem e torra de grãos e sementes.

Por meio desta tecnologia o agricultor tem mais controle de sua produção, já que a temperatura para secagem ou torra não sofre variações, como acontece com a lenha ou carvão vegetal, matrizes energéticas que exigem muito mais esforço no processo de abastecimento das fornalhas para manutenção do calor. Outro fator desfavorável é que geram sedimentos que podem prejudicar a qualidade dos grãos e causar impactos negativos ao meio ambiente.

“Os constantes investimentos da Ultragaz no desenvolvimento de novos produtos e serviços permitem que a empresa disponibilize tecnologia de ponta para a agricultura brasileira. Entre os inúmeros benefícios da Ultrasolução®, podemos destacar pontos como a automação do processo, o maior controle não só da temperatura, mas também da umidade, a garantia da qualidade e padronização da produção, além da redução nos custos operacionais”, ressalta Gustavo Teixeira, gerente de desenvolvimento da Companhia.

Outro ponto forte do GLP é sua segurança, tanto operacional quanto nas condições de saúde dos trabalhadores. “Como não há a necessidade de abastecer fornalhas, evita-se o risco de doenças ergonômicas provenientes dos esforços realizados para carregar a madeira, além de picadas de insetos peçonhentos e exposição ao calor e partículas tóxicas”, explica.

Tecnologia a favor do produtor

Para permitir que mais produtores tenham acesso ao Ultrasolução® - Secagem de Grãos, a Companhia Ultragaz disponibiliza um sistema de financiamento para aquisição de equipamentos, ou conversão dos existentes, para uso do GLP nas lavouras. “O projeto deve beneficiar agricultores de todo país, que poderão levar para suas propriedades todos os benefícios desta tecnologia”, destaca Teixeira.

No estande da empresa na Agrishow, um grupo de especialistas e técnicos estará à disposição do produtor para dar consultoria sobre a Ultrasolução® e sobre toda versatilidade deste sistema. “Podemos atender de forma personalizada os mais diversos processos de secagem no agronegócio. A conversão ou adoção do GLP é mais eficiente e permite o abastecimento contínuo e adequado para cada uso/aplicação”.

Bastante versátil, o GLP pode ser utilizado não só na secagem de sementes, torrefação e secagem de café, mas também no aquecimento de aviários, sistemas de pasteurização, capina térmica, entre outros.

Ultrasolução® - Torra de Café

Máxima eficiência, automação, padrão, controle e qualidade são os atributos-chave do sistema para torrefadores de café. “Com o GLP neste processo, o rendimento do produto é incrementado, tem melhor padronização da qualidade sensorial, maior resistência da parede celular e aumento do período de vida de prateleira. Assim, há o total aproveitamento de todas as qualidades do grão”, explica o executivo.

E para agregar ainda mais valor ao sistema e à produção, a Ultragaz entrega um programa completo de gestão, pois permite automatizar o processo de produção com o monitoramento do mestre de torra, traz máxima eficiência calorífica na relação energia gerada X café torrado nos padrões pré-determinados, promove maior resistência da parede celular das sementes. “Além de a Ultrasolução® - Torra de Café ser adaptável em qualquer equipamento, existe ainda a possibilidade de obter comodato pela tecnologia, e com isso o produtor paga apenas o gás consumido”.

Durante o evento, o engenheiro químico Ensei Neto irá apresentar uma palestra sobre como o GLP pode ajudar a melhorar os grãos de café, agregando conhecimento ao público presente, traduzindo as tecnologias de uma forma direta e acessível. Considerado um dos melhores especialistas no assunto, Ensei é consultor e autor do blog The Coffee Traveler, espaço em que compartilha suas experiências desde o plantio ao consumo de café e mantém o espaço Paladar no site do jornal O Estado de São Paulo. As palestras irão acontecer entre os dias 30 de abril a 03 de maio, ás 10 horas, no estande da Ultragaz.

Ultrasolução® - Secagem de Grãos e Sementes

Redução nos custos e maximização da rentabilidade por meio da qualidade dos grãos e sementes estão entre os benefícios do GLP neste processo. “O sistema reduz custo operacional com pessoal, gasto com energia elétrica ou outros insumos, tem baixo custo de manutenção, pode evitar multas eventuais por poluição ambiental, melhora o aproveitamento do espaço físico com estocagem de combustíveis. Estes são alguns pontos de destaque da nossa tecnologia e de como ela contribui para a rentabilidade dos produtores”, detalha Gustavo Teixeira.

Além disso, o controle total do ar de secagem, a obtenção de umidade ideal para secagem de forma continua e ininterrupta, a não-modificação da cor do grão, a não-redução de peso físico, a ausência de danos mecânicos do grão, a manutenção do poder germinativo e seu vigor da semente, também estão entre a lista de valor agregado da adoção do Gás LP. “Podemos citar ainda o ganho de tempo na secagem de 3 para 1 quando comparados GLP e ar natural, o que pode permitir que o beneficiador de grãos aumente o volume produtivo”, finaliza.