Termomecanica e CEFSA desenvolvem sistema de laminação

Termomecanica e CEFSA desenvolvem sistema de laminação

25.06.2018

A Termomecanica desenvolveu juntamente com os alunos do Centro Educacional Salvador Arena (CEFSA) um inovador sistema de corte de bobinas, que tem papel crucial em um dos seus principais processos fabris, o de laminação. Fruto de um trabalho conjunto de pesquisa e desenvolvimento, que levou cerca de três anos para ser concluído, o Sistema de Otimização de Corte (SOC) envolveu professores e alunos do CEFSA, além da Diretoria Industrial, equipe de TI, Coordenação de Produção e Analistas de PCP (responsáveis pela avaliação do desempenho industrial) da Termomecanica. A inciativa também reafirma a preocupação da TM em incentivar projetos que colaborarem com a formação de futuros profissionais do mercado, mas que ao mesmo tempo tenham aplicação real na indústria.

De acordo com Luiz Henrique Caveagna, diretor industrial da Termomecanica, o principal objetivo do SOC era reduzir a sobra lateral gerada durante o processo de corte das bobinas, de forma a priorizar a qualidade da montagem e evitar a infração das formas estipuladas pelos clientes. "A ferramenta permite um sequenciamento de corte muito mais preciso e um melhor aproveitamento do material, com isso conseguimos uma entrega com qualidade e com prazos bastante vantajosos para o mercado. Graças aos relatórios que podem ser gerados é possível planejar de maneira mais assertiva as ações, sem falar da possibilidade de contar com representações gráficas, que ajudam a evitar falhas humanas e trazem mais segurança para o operador", explica.

O SOC também está interligado a um sistema de inspeção visual, o que ajuda a detectar defeitos nos materiais. Através de captação e análise das imagens obtidas durante o processo de recozimento das bobinas, é possível apontar aos operadores os defeitos relevantes de forma visual. Dessa forma, permite a decisão de descarte de parte do material, caso seja necessário, o que traz ganhos ainda maiores de qualidade para o produto final. Além disso, o SOC também se integra com o sistema de Apontamento Real da Termomecanica, permitindo análises mais complexas do processo como um todo por meio de dados e indicadores que são gerados ao longo do processo e impactando de maneira positiva em ganhos de produtividade.