Tomra Sorting Recycling vence o Prêmio Ringer 2016 de inovação tecnológica para a indústria do plástico

Tomra Sorting Recycling vence o Prêmio Ringer 2016 de inovação tecnológica para a indústria do plástico

23.05.2016

A empresa ganhou o prémio pelo seu inovador sistema AUTOSORT FLAKE, recentemente lançado na China em 2015. O prémio foi entregue em Shangai no passado dia 17 de Março.

Um sistema automático de classificação e reciclagem

“Na TOMRA estamos muito orgulhosos de receber este Prémio de Inovação tecnológica de Ringier”, afirmou Kelly Xie, Responsável da TOMRA Sorting Recycling na China.

“Depois de mais de dois anos de desenvolvimento, estamos convencidos de que o AUTOSORT FLAKE é o expoente máximo da tecnologia atual de classificação e reciclagem. É muito gratificante saber que os nossos esforços e investimentos para oferecer uma engenharia inovadora de desenho são reconhecidos e apreciados”.

Uma ampla variedade de materiais

Dado que o AUTOSORT FLAKE tem como primeira aplicação a limpeza dos flakes de PET prévio à transformação da matéria prima, a verdade é que o AUTOSORT FLAKE é uma máquina bastante versátil. É capaz de classificar fluxos de resíduos diferentes e pode classificar tanto metais como materiais por cores, incluindo materiais não transparentes também por cor. Isto quer dizer, que apesar do seu principal uso ser purificar flakes de PET, oferece outras aplicações adicionais como a classificação de PE/PP, de metais e flocos de PVC.

O AUTOSORT FLAKE pode analisar três tipos de propriedades diferentes dos materiais de uma forma simultânea. Através do seu sensor EM3, é possível identificar os metais segundo as suas propriedades eletromagnéticas. O AUTOSORT FLAKE pode também analisar polímeros através da implementação de sensores espectrométricos, como a tecnologia infravermelha (NIR). E por último a câmera RGB também pode ampliar a detecção de materiais por cores e não transparentes como por exemplo pedras, metais, compostos cerâmicos e cristais. Ressaltando que a tecnologia de transmissão RGB usada para a classificação por cores é hoje a tecnologia mais avançada do setor da classificação de PET.

O sensor NIR permite a detecção de flakes de PET devido o módulo ótico FOURLINE. Esta tecnologia pode analisar simultaneamente quatro linhas de pixels individuais com dimensões aproximadas a 2mm; trata-se por tanto da mais alta resolução de NIR disponível atualmente no mercado de tecnologia de classificação baseada em sensores. Mediante a existência de uma placa de calibração instalada dentro do scanner, este módulo ótico FOURLINE proporciona, para além do mais, de uma calibração contínua.

Um Retorno do investimento mais rápido

“A calibração contínua assegura aos nossos clientes poder eliminar os erros que normalmente derivariam de um oneroso tempo de inatividade. Isto proporciona uma produtividade e homogeneidade no produto de saída que a concorrência da TOMRA Sorting não pode proporcionar”, afirma Valerio Sama, Responsável de Produto de Reciclagem. “Este inovador aspecto contribui para manter baixos tantos os custos de manutenção como o consumo de energia, demonstrando que é possível proteger os recursos ambientais, para além de se reduzirem os custos operacionais”.

Prêmios 2016 Ringier de Inovação Tecnológica

Lançados em 2006, os Prêmios de Inovação Tecnológica de Ringier converteram-se num dos prêmios mais influentes e prestigiados na indústria da China, principalmente devido ao seu neutro e objetivo processo de avaliação.

Desta forma, apenas os novos produtos e soluções lançadas no mercado chinês durante o exercício 2015-2016 puderam entrar no processo de seleção dos prémios 2016. A seleção dos candidatos de cada categoria foi avaliada por um painel de juízes especializados da indústria. A continuação deu-se com a possibilidade de o público votar através da página web oficial dos prêmios e finalmente a lista dos vencedores foi eleita através do painel de juízes depois da revisão da informação recolhida e o voto final do público.