TÜV Rheinland vai certificar cibersegurança veicular na Alemanha

TÜV Rheinland vai certificar cibersegurança veicular na Alemanha

27.04.2021

Nos próximos anos, a segurança cibernética em veículos será um dos principais desafios para os fabricantes e fornecedores. Os sistemas de gerenciamento de segurança cibernética (CSMS) têm como objetivo proteger todo o veículo, infraestrutura e equipamento contra ameaças. A Alemanha já adotou regulação específica para o setor, e a Autoridade Federal de Transporte e Automóvel da Alemanha (Kraftfahrt-Bundesamt, KBA) escolheu a TÜV Rheinland como uma das principais empresas para homologação desses sistemas.

Empresas alemãs devem atender às normas estabelecidas pela Unece (Comissão Europeia para o Desenvolvimento Econômico da Europa), em especial as normas UN-R 155, UN-R 156 and UN-R 157 - que definem o framework de cibersegurança para veículos.

Com isso, fabricantes locais podem solicitar certificações e aprovações para a empresa, que oferece suporte especializado em cibersegurança. O portfólio de serviços da TÜV Rheinland cobre todas as fases do ciclo de vida de um veículo, desde a concepção, passando pelo desenvolvimento e produção, até a fase de final de uso. "Com base em nossa ampla experiência em homologação e cibersegurança bem-sucedidas, podemos oferecer aos nossos clientes uma solução completa para homologação de cibersegurança de veículos", afirma Holger Hütz, gerente de campo de negócios globais, engenheiro e aprovação de tipo da TÜV Rheinland.

Com a designação da TÜV Rheinland como certificadora, a empresa já tem iniciado suas primeiras auditorias de certificação CSMS e testes de aprovação com fabricantes de veículos e sistemas. Projetos vinculados à UN-R 156 (atualizações de software) e à UN-R 157 (Automated Lanekeeping Systems, ou Sistemas de Assistência de Faixa) já estão em execução.