Veolia Water Technologies fornecerá soluções de tratamento de efluentes para o Complexo de Jazan, na Arábia Saudita

Veolia Water Technologies fornecerá soluções de tratamento de efluentes para o Complexo de Jazan, na Arábia Saudita

02.01.2017

Veolia Water Technologies foi escolhida pela empresa Técnicas Reunidas para projetar e fornecer uma estação de tratamento de efluentes para o Complexo de Jazan, no sudoeste da Arábia Saudita. A planta entrará em funcionamento em 2017 e será composta de uma Refinaria com capacidade de refino de 400 mil barris por dia de petróleo para a produção de gasolina, diesel com níveis ultrabaixos de enxofre, benzeno e paraxileno, um Terminal e uma Termelétrica com capacidade de geração de 4.000 MW.

A estação de tratamento de efluentes possui um tratamento biológico com capacidade de 1.000 m3/h, composto por tecnologias de ponta da Veolia Water Technologies como o AnoxKaldnes MBBR, clarificadores de alta taxa Actiflo e Multiflo, e filtros de polimento Hydrotech Discfilters. O tratamento da água oleosa será obtido através da combinação de duas tecnologias da Veolia desenvolvidas especificamente para o mercado de O&G: MPP TiSS Tilted Plate Interceptor (TPI) e o Whittier Power Clean, um filtro casca de nozes desenhado para remoção eficiente de óleo e sólidos suspensos. Finalmente, o tratamento terciário será composto do Multiflo e dosagens químicas para remoção de metais. As etapas de remoção de óleo e metais terão capacidade de 550 m3/h cada uma.

Vincent Caillaud, CEO da Veolia Water Technologies Oil & Gas, ressaltou que a empresa é privilegiada por manter um relacionamento de longo prazo com a Saudi Aramco. “Esta parceria é fruto da forte presença da Veolia na Arábia Saudita e da excelência de nossas tecnologias para tratamento de água e efluentes. Estamos muito felizes por sermos os escolhidos para colaborar com a Técnicas Reunidas neste grande projeto, que ajudará a atender a demanda interna de energia e também exportar combustíveis de alto valor agregado para mercados internacionais”.

Há mais de 30 anos na Arábia Saudita, o grupo Veolia gerencia concessões municipais de tratamento de água, efluentes e rede urbana de resfriamento. Em 2008, firmou contrato com a National Water Company (NWC) para aprimorar a performance do tratamento de água e efluentes utilizados por aproximadamente 6 milhões de pessoas em Riyadh, capital da Arábia Saudita. O projeto melhorou o desempenho da rede de água potável, forneceu um sistema de saneamento para mais de 100 mil famílias e melhorou o gerenciamento dos clientes (nível atual de satisfação de 85%).

Também envolvida em projetos de dessalinização no país, a Veolia atende inúmeros clientes industriais, especialmente nos setores de oil & gas e mineração, oferecendo tecnologias que contribuem para o desenvolvimento ambiental. Entre os projetos em que participa, está uma das maiores e mais eficientes plantas de dessalinização do mundo, com capacidade de 800.000 m3/dia, pertencente à Sadara Petroquímica, na cidade de Jubail.