Voith lança plataforma OnCumulus com aplicativos industriais em plataforma IIoT na nuvem para fabricantes de Papel

Voith lança plataforma OnCumulus com aplicativos industriais em plataforma IIoT na nuvem para fabricantes de Papel

26.04.2018

Com o lançamento da nova plataforma OnCumulus, a Voith oferece a seus clientes os benefícios de uma plataforma IIoT com funcionalidades específicas de visualização e análise, além dos primeiros aplicativos industriais comprovados em operação. A plataforma OnCumulus permite aos fabricantes de papel alavancar a utilização de dados provenientes de todos os seus equipamentos e instalações com o objetivo de aumentar a confiabilidade, alcançar seus objetivos de desempenho e gerar economias que afetam a rentabilidade de suas empresas.

OnCumulus.Platform: Hub central de dados para a digitalização

A plataforma IIoT OnCumulus.Platform atua como um hub central que recebe dados de todas as origens, como fábricas, linhas de produção, máquinas e dispositivos.  Assim, os clientes se beneficiam de uma plataforma central de dados que lhes permite lançar todas as suas iniciativas de digitalização. A OnCumulus.Platform é baseada em tecnologias altamente padronizadas e de código aberto. Ela oferece acesso rápido, confiável e seguro a dados de máquinas e sistemas na nuvem, proporcionando agilidade para a criação de valor. A plataforma é escalável e flexível, podendo ser ampliada a qualquer momento.

A IIot OnCumulus da Voith atende aos mais elevados padrões e às melhores práticas do setor em termos de privacidade e segurança, e atende às normas CSA, NIST e OWASP, entre outras. Os especialistas em segurança virtual da Voith garantem a segurança de ponta a ponta e ao longo de todo o ciclo de vida dos dados. Os clientes da plataforma têm o controle de seus dados e podem definir suas configurações de acesso em todos os cenários de uso. Além disso, a Voith também disponibiliza o controle local dos dados por meio de centrais de dados localizadas em todas as regiões do mundo.

OnCumulus.Suite: Primeiro passo rumo à visualização e análises

Além da plataforma IIoT, a suíte OnCumulus.Suite traz os primeiros benefícios da inteligência de dados:  ao realizar a pré-estruturação dos dados utilizando as funcionalidades de análise e visualização do sistema, os clientes se beneficiam das primeiras ferramentas básicas e de fácil uso da plataforma, incluindo: Análises, Fluxo de Informações e Ferramenta de Monitoramento e Alarme. Com isso, os clientes podem acessar seus dados praticamente em tempo real, e assim tomar os primeiros passos para a otimização de seus processos operacionais por meio de painéis de controle personalizados.

Aplicativos para setores industriais específicos: OnEfficiency e OnCare

A Voith está criando ainda mais valor para seus clientes com o lançamento das primeiras soluções derivadas das famílias de produtos existentes OnEfficiency e OnCare como aplicativos OnCumulus na nuvem.

Exemplos do setor papeleiro já mostram a eficiência e o valor criado pelo uso da nova plataforma IIoT OnCumulus.
Aplicativos da família de produtos Voith OnEfficiency:

  • OnEfficiency.Pulp: Permite fabricar produtos com a qualidade necessária e reduzir os custos de matéria-prima graças à integração de informações em tempo real e ao direcionamento contínuo ao longo do processo de produção.
  • OnEfficiency.Strength: A otimização do consumo de fibras e de agentes que aumentam a resistência reduz a quantidade de não conformidades na produção. Além disso, garante a qualidade do papel durante mudanças de tipo e gramatura graças à redução de flutuações e picos.
  • OnEfficiency.DIP: A adaptação de células de flotação com avançados controles de processo e modernos sensores com tecnologia Papermaking 4.0 aumentam o rendimento e reduzem custos operacionais do processo.
  • OnEfficiency.Dewatering: A utilização de vácuo na seção de formação como ferramenta para a estabilização da linha seca melhora a adesão das camadas do papel, aumenta a runnability da seção de formação e economiza energia.

Família de produtos OnCare da Voith:

OnCare.Asset: A implementação de ferramentas de gestão da manutenção aumenta a eficiência das atividades de manutenção, além de reduzir custos e economizar recursos.  O próximo passo é a previsão e otimização do processo como um todo.

Utilizando os aplicativos disponíveis nessa mesma plataforma técnica na nuvem, os clientes agora poderão compartilhar informações e dados entre diferentes fábricas e aplicativos. Isso lhes permitirá multiplicar as possibilidades de correlacionar dados, o que se traduzirá em análises mais ricas e maior transparência. Fontes externas de informações – como preços de matérias-primas, dados meteorológicos ou conexões com lojas virtuais ou depósitos – poderão ser facilmente integradas e correlacionadas a dados operacionais existentes.

Ao combinar a plataforma OnCumulus.Suite com os novos aplicativos baseados na nuvem destas soluções comprovadas, os fabricantes de papel não apenas se beneficiarão do aumento de eficiência, produtividade e qualidade em toda a cadeia de suprimentos de sua produção, mas terão acesso a novas possibilidades.

“Graças ao enorme desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, os clientes agora podem se beneficiar de tecnologias que oferecem maior agilidade na troca de dados, análises de big data e soluções na nuvem”, afirma o Dr. Roland Münch, CEO da Voith Digital Solutions. "A plataforma OnCumulus permite que nossos clientes se beneficiem desta transformação digital de forma inteligente: com processos otimizados, melhor aproveitamento de recursos e maior flexibilidade e segurança, eles podem  melhorar sua competitividade e garantir sua viabilidade futura.”