Voith Paper Webshop simplifica o pedido de peças de reposição e oferece opções completas de documentação

Voith Paper Webshop simplifica o pedido de peças de reposição e oferece opções completas de documentação

21.07.2017

Fabricantes de papel do mundo inteiro podem realizar a compra de produtos e serviços da Voith de maneira rápida e fácil, 24 horas por dia, utilizando o Voith Paper Webshop, disponível desde o início desse ano. Mas essa nova plataforma on-line oferece mais do que apenas facilidade para a compra de peças de reposição. Ela também permite acessar rapidamente todas as informações de uma máquina – desde o seu fornecimento original, passando pelo histórico de pedidos até suas instruções de operação.

O pedido de peças de desgaste ou reposição para máquinas de papel (que contêm dezenas de milhares de componentes) pode consumir muito tempo, acarretando custos significativos. E mesmo que a documentação da máquina tenha sido cuidadosamente guardada, o processo necessário para a colocação de pedidos de peças costuma ser precedido de pesquisas demoradas junto ao fabricante. Estima-se que a busca de componentes necessários possa consumir até 30% do tempo gasto com o trabalho de manutenção propriamente dito.

Alguns dos primeiros clientes da plataforma, como a Perlen Papier e Papierfabrik Palm, experimentaram a plataforma em primeira mão durante a sua fase de testes. Com base nessa experiência, a Voith refinou a plataforma, focando principalmente a sua facilidade de uso.

Por exemplo, os clientes podem realizar a procura de peças sobressalentes necessárias utilizando uma estrutura de árvore claramente organizada ou o número do pedido de compras, que pode até mesmo ser um número interno da peça, definido pelo cliente. "A pesquisa baseada em nossos próprios números de peças simplifica muito o processo de colocação de pedidos, ajudando-nos a evitar a compra de peças erradas", afirma Christian Stocker, chefe da equipe de compras técnicas da Perlen Papier. Atualmente, a fabricante de papel suíça está colocando cerca de 90% dos seus pedidos de compras de peças de reposição pelo Voith Paper Webshop.

O sistema requer apenas alguns cliques para permitir o acesso a preços, prazos de entrega e disponibilidade em estoque. Para Michelle White, compradora sênior da Papierfabrik Palm no Reino Unido, o Voith Paper Webshop já se tornou uma das plataformas mais importantes que a empresa utiliza: "O Webshop traz todas as informações sobre especificações e tamanhos dos componentes – além da localização exata da peça na máquina". Ela acredita que os benefícios do Voith Paper Webshop são muito maiores em comparação com outras lojas on-line com as quais ela já está familiarizada.

"Graças ao acompanhamento de pedidos, a pessoa que coloca o pedido pode ver exatamente quando a peça chegará à fábrica, o que permite programar os trabalhos de manutenção com grande precisão. A possibilidade de verificar a disponibilidade das peças também permite que as papeleiras mantenham um estoque de peças de reposição mais enxuto", explica Michael Thoma, diretor de Global e-Business Solutions Voith Paper.

A perfeita integração do Webshop ao sistema ERP (Enterprise Resource Planning) dos clientes permite que o pedido e seu processamento sejam realizados de maneira eficaz e sem interrupções. Graças a isso, o histórico e o acompanhamento de pedidos tornam-se transparentes para a Voith e para o cliente. Além disso, o processamento dos pedidos fica mais fácil de planejar, simplificando o processo para todos.

Foto: Alain Gafner e Christian Stocker, líder da equipe de compras técnicas (direita), falam sobre a maior eficiência de pedidos com Michael Thoma, diretor global de e-Business Solutions da Voith Paper (esquerda).