White Paper lançado pela HID Biometrics ajuda bancos a evitar fraudes

White Paper lançado pela HID Biometrics ajuda bancos a evitar fraudes

20.09.2017

HID Biometrics, divisão de biometria que faz parte da HID Global – uma das maiores empresas do mundo em identidade segura – lançou recentemente um white paper para ajudar bancos a evitar fraudes. Em 2016, mais de 81 milhões de brasileiros, clientes dos cinco maiores bancos do país, utilizaram a biometria de impressão digital para autenticar operações financeiras – realizando mais de três bilhões de transações em 100 mil caixas eletrônicos. Em dois desses bancos, inclusive, não é necessário nem o uso do cartão bancário – apenas a impressão digital do correntista para acessar sua conta e efetuar transações financeiras.

Um dos maiores desafios que os bancos enfrentam hoje é como fornecer serviços confiáveis e seguros, melhorando substancialmente a experiência do cliente. A fraude é uma ameaça cada vez maior e crescente em um ambiente em que os clientes bancários estão exigindo uma experiência consistente em todos os canais de serviço. Esses objetivos devem ser alcançados sem aumentar o custo ou complicar o processo de conformidade.

A resposta é uma plataforma holística multicanal de gerenciamento de acesso e identidade, que reconhece corretamente os clientes em todos os canais e usa a biometria para oferecer uma experiência superior ao usuário e um maior nível de confiança mútua. Essa abordagem também reduz a complexidade, as vulnerabilidades e o custo total de propriedade. A biometria é um componente essencial dessa solução de identidade porque permite aos clientes provar de forma conveniente e confiável que eles são quem eles dizem que são.

Na opinião de Juan Carlos Tejedor, o benefício desse sistema é ter virtualmente eliminado a fraude nos caixas eletrônicos, proporcionando ao usuário mais conveniência e segurança. Os resultados já podem ser conferidos, mas, para ter acesso a todos os benefícios que a tecnologia biométrica oferece, é necessário contar com uma plataforma integrada, que reconheça a identidade real durante todo o processo: desde a criação de uma conta corrente até a autenticação de uma operação bancária, ou seja, que inclua uma cadeia de confiança. As plataformas integradas que incluem tecnologia biométrica posicionam o setor bancário, melhoram a experiência do usuário e reduzem as fraudes.

De acordo com o executivo da HID Biometrics, os sensores biométricos Lumidigm® com detecção de dedo vivo são habilitados para criptografia e detecção de violação de hardware – que protegem não só a integridade do sensor, como também a comunicação entre o cliente e o sensor. “Essa é uma característica muito valorizada pelo mercado, já que esses sensores estão cinco vezes mais precisos e quatro vezes mais rápidos nos caixas eletrônicos e multibancos, com sensível redução de erros. De modo geral, percebe-se um ganho em termos de desempenho e interoperabilidade”.