WTT desenvolve edital sobre a produção de algodão agroecológico

WTT desenvolve edital sobre a produção de algodão agroecológico

28.09.2018

Há algum tempo, a indústria da moda está sendo redesenhada e a consciência mais sustentável está cada vez mais presente. Estas mudanças de comportamento impulsionam o trabalho do setor, para que se olhe mais para as pessoas e para o meio ambiente, usando materiais mais seguros e energia limpa, por exemplo. Pensando nisso, a World-Transforming Technologies (WTT) lançou, no dia 26 de setembro, com apoio do Instituto C&A, o edital Inovação com Sentido para Agricultura Familiar - Desafio Algodão Sustentável.

O cultivo do algodão orgânico preserva a saúde tanto do solo, como do produtor, já que dentre seus benefícios está o não uso de defensivos químicos. A previsão para a safra brasileira de 2017/2018 é contar com 66 toneladas de pluma produzidas a partir do algodão orgânico, de acordo com dados divulgados no relatório da Textile Exchange, organismo internacional que acompanha o mercado de algodão certificado.

O projeto tem como objetivo superar alguns dos principais desafios relacionados à agricultura agroecológica familiar de algodão orgânico com aplicação de inovações tecnológicas e dar visibilidade às soluções para a agricultura familiar. O edital será eficaz na ampliação da exposição das soluções em formato de menu, além de os projetos serem avaliados por especialistas engajados. A premiação, que acontecerá em janeiro de 2019, contará com a implementação de pilotos das melhores propostas no campo.

“Menos de 1% do algodão produzido no mundo é orgânico, esse dado é muito significativo para o varejo têxtil e para a cadeia de produção. Nós, do Instituto C&A, trabalhamos para tornar o setor da moda mais justo e sustentável, por isso acreditamos que a proposta da WTT terá um papel muito importante no desenvolvimento da produção do algodão orgânico e no fortalecimento da agricultura familiar, aproximando inovações das populações rurais”, completa Luciana Pereira, Gerente de Matérias-primas Sustentáveis do Instituto C&A.

As inscrições começaram no dia 26 de setembro e se estendem até 02 de novembro de 2018.  Os finalistas serão anunciados no dia 3 de dezembro e os resultados finais serão divulgados no dia 14 de dezembro.

Mais informações: http://inovacaocomsentido.org/algodao.