Atualizações de tráfego em tempo real: nova realidade na rota do serviço em campo

Atualizações de tráfego em tempo real: nova realidade na rota do serviço em campo

27.07.2018

por Katelyn Burrill*

Hoje em dia quase todo mundo confia em um aplicativo de navegação para chegar ao seu destino, e não necessariamente porque desconhecem o caminho. O Google Maps e o Waze, por exemplo, são essenciais para os viajantes ocupados que desejam evitar o tráfego e minimizar atrasos. A maioria das pessoas quer saber exatamente a que horas chegarão ao destino final e o melhor horário de partir para chegar a tempo. Ninguém quer perder tempo no trânsito, especialmente quando todos nós temos tantas coisas para fazer. Agora, se o cliente já consegue fazer isso, ele espera que os provedores de serviços em campo façam o mesmo - ou melhor.

O Brasil já é o segundo mercado do aplicativo social de tráfego Waze, com 6 milhões de usuários, atrás apenas dos Estados Unidos. O número de internautas que utilizam o navegador globalmente é de 50 milhões. Uma pesquisa publicada na última terça-feira (10) revela que o Google Maps ainda é o app de navegação mais utilizado. Segundo o Manifest, 67% dos usuários de smartphone afirmaram que o seu navegador preferido é o Google Maps. Na sequência vem o Waze, com 12%, e o Apple Maps, com 11%.

Com os prestadores de serviços sob pressão para atender às crescentes expectativas dos clientes, equilibrando os custos e outras considerações comerciais importantes, cada minuto do dia é importante. A capacidade de contabilizar corretamente o tempo de viagem permite que as empresas consigam realizar seus compromissos e informar aos clientes sobre quando o técnico chegará de maneira mais precisa. Esse recurso de encontrar o caminho mais eficiente para os trabalhos diminui o tempo ocioso e permite maior produtividade ao longo do dia.

Portanto, hoje, a tecnologia embutida nos aplicativos de navegação otimiza a rota do serviço realizado em campo e influencia as decisões críticas de agendamento. Esses aplicativos inteligentes utilizam informações históricas e em tempo real do tráfego para ajudar as organizações a aprimorar a precisão do cronograma, reduzir os custos de viagem e melhorar a eficiência. No entanto, as ferramentas tecnológicas que tornam isso possível nem sempre estiveram aqui. Para entender como chegamos ao patamar atual, é preciso analisar como a rota e os cálculos de tempo de viagem evoluíram ao longo dos anos.

Combinação ideal

Alcançar a precisão ideal de agendamento requer uma combinação de atualizações preditivas de viagem e tráfego em tempo real. As viagens preditivas ajudam as empresas a criar uma programação planejada com exatidão, antecipar padrões de tráfego e sinalizar as condições do trajeto antes do dia do serviço. As atualizações de tráfego em tempo real facilitam a execução no dia do serviço, antecipando-se às mudanças imprevistas e atualizando a programação de acordo com as condições da estrada. Somente essa integração entre a visão do mundo real, a inteligência do tempo de viagem e a definição da melhor rota será capaz de permitir que as organizações de serviço alcancem a precisão de agendamento necessária para tomar decisões proativas e atender com qualidade esse novo perfil de consumidor.

*Gerente de Marketing de Produto da ClickSoftware