ABB entrega solução para aumento de desempenho de unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás no Rio de Janeiro

ABB entrega solução para aumento de desempenho de unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás no Rio de Janeiro

13.12.2016

A ABB instalou uma solução pré-fabricada para o sistema elétrico de uma embarcação flutuante de produção, armazenamento e descarregamento (FPSO), que será implantada em águas profundas nos campos Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça, localizados a cerca de 112 quilômetros da costa de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro.

Quando estiver em operação, até o final de 2017, será capaz de processar 150 mil barris de petróleo bruto, comprimindo 176 milhões de pés cúbicos de gás por dia e terá uma capacidade de armazenamento de cerca de 1.600.000 barris. Também será capaz de injetar 200 mil barris de água por dia nos reservatórios.

Todas estas operações serão alimentadas por um sistema elétrico da ABB, o qual foi fornecido na forma de E-house, uma sala elétrica modular que chegou no local com painéis de média e baixa tensão e transformadores já instalados. A ABB foi capaz de superar o desafio de cumprir os requisitos de conteúdo local brasileiro, bem como a complexidade na fabricação e integração do módulo na China dentro de um calendário apertado. O módulo concluído pesa cerca de 1.000 toneladas e está equipado com iluminação, rastreamento de calor, supressão de incêndio e sistemas de aquecimento e ventilação.

A FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29 está sendo fabricada pela MODEC Offshore Production Systems (Singapure) Pte. Ltd., uma subsidiaria da MODEC Inc,  que é uma proprietária/operadora japonesa e EPCI geral de sistemas de produção flutuante, incluindo FPSO. Será a 11ª  FPSO que a MODEC fornecerá para os campos brasileiros e a 9ª que será operada pela MODEC para a Petrobras. É também a 9ª parceria entre a ABB e MODEC.