ABIMAQ: aumento de recursos do Moderfrota terá efeito positivo nos investimentos

ABIMAQ: aumento de recursos do Moderfrota terá efeito positivo nos investimentos

02.06.2016

A alteração do limite de financiamento de equipamentos para o setor cafeeiro, de R$ 40 mil para R$ 320 mil por ano agrícola no programa Moderfrota, trará um efeito positivo para o setor e estimulará investimentos em novos equipamentos. A opinião é do presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Pedro Estevão Bastos. A medida foi anunciada na terça-feira, 31, à noite, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). 

Conforme o CMN, os recursos poderão ser utilizados para a aquisição de equipamentos de preparo, secagem e beneficiamento de café e também de pulverizadores autopropelidos, de qualquer tamanho e capacidade. “Para as indústrias de máquinas voltadas ao setor de café e também para o cafeicultor, a medida trará um grande impacto. O efeito será imediato, de 60 a 90 dias”, declarou Bastos ao Broadcast Agro, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. 

Neste prazo, acrescentou, as empresas já terão tido tempo de promover campanhas de divulgação de seus produtos, aproveitando a facilidade de financiamento. Ele não soube estimar, entretanto, o potencial incremento nas vendas resultante da alteração. No médio e longo prazos, a medida também deve estimular o aumento dos investimentos em novos modelos de máquinas para o setor. “Ninguém investiria se não houvesse valor compatível para a aquisição dos produtos”, explicou. A fabricação das máquinas contempladas pela medida do CMN é concentrada em quatro ou cinco empresas, de acordo com o executivo.