Alvarez & Marsal amplia portfólio de serviços na América Latina

Alvarez & Marsal amplia portfólio de serviços na América Latina

23.08.2016

Empresa aposta em linhas como consultoria em transações e melhoria de performance operacional para ampliar sua participação de mercado

Conhecida por sua expertise em recuperação judicial e reestruturação de dívidas de empresas, a Alvarez & Marsal, líder global na oferta de serviços empresariais, amplia sua atuação em outras áreas para aumentar sua participação de mercado na América Latina. Com foco na oferta de serviços como Melhoria de Performance (Performance Improvement – PI) e Consultoria em Transações, também conhecida como Diligência Financeira e Tributária (Due Dilligence), a A&M busca atender a um nicho com grande potencial de crescimento no Brasil e no restante do mercado latino.

O objetivo é alcançar o mesmo nível de performance que a Alvarez & Marsal já apresenta, nesses dois segmentos, em mercados como o dos Estados Unidos. Em busca desses resultados, o grupo de Consultoria em Transações, por exemplo, será responsável por preparar as empresas para processos de venda, além de auxiliar os fundos de investimentos e corporações em aquisições.

“A era de ‘comprar a preço baixo e vender a preço alto’ está praticamente extinta, principalmente em um ambiente complexo e de tantos desafios como o do Brasil. Acreditamos que a forma de due diligence clássica que vem sendo praticada no mercado não é mais suficiente para preparar o investidor para a execução de um plano de integração e crescimento sustentável”, explica o sócio responsável pela área de Consultoria em Transações da Alvarez & Marsal na América Latina, Fabio Guerra Pires.

A A&M busca abordar as transações de forma única, sempre integrando as equipes de due diligence financeira e contábil, tributária e trabalhista, e o time operacional. Os serviços são executados em um ambiente mais livre e independente, o que resulta em uma abordagem de due diligence flexível, tanto em processos de buy-side quanto sell-side. Além disso, todo o trabalho é realizado lado a lado com bancos de investimentos e com a empresa que está em preparação para um eventual processo de venda.

Já o grupo de Performance Improvement tem DNA essencialmente operacional, voltado para esforços e resultados nos curto e médio prazos. A área é capaz de auxiliar os clientes na identificação e implementação de melhorias operacionais, visando alavancar receitas e reduzir custos. Ao mesmo tempo, atua no suporte à tomada de decisões críticas de negócios e na execução de grandes iniciativas ligadas a seus processos de planejamento.

De acordo com o sócio e líder da área de PI da Alvarez & Marsal no Brasil, Carlos Miguel, as empresas têm que aperfeiçoar a capacidade de agir rápido e colocar em prática, da maneira mais eficiente possível, as iniciativas que têm ficado ‘congeladas’ por conta da crise. “Esse é um fator fundamental para o sucesso de qualquer companhia durante a retomada econômica”, complementa o executivo.

Com a ampliação do foco nessas linhas de consultoria, a empresa espera ampliar o número de profissionais nos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Cidade do México. Hoje, as equipes são formadas por colaboradores que já tiveram passagens por empresas pertencentes ao grupo chamado Big Four e por companhias especializadas em consultoria estratégica. Em paralelo, a A&M conta com consultores alocados nos Estados Unidos com as atenções voltadas ao mercado latino-americano.