Aplicação da NR-12 em máquinas e equipamentos é atestada pela TÜV Rheinland

Aplicação da NR-12 em máquinas e equipamentos é atestada pela TÜV Rheinland

27.10.2016

A aplicação da NR-12 (Norma Regulamentadora 12), que trata da segurança do trabalho em máquinas e equipamentos, é fundamental para garantir uma cadeia produtiva eficiente. Neste sentido, a TÜV Rheinland Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, treinamento e gerenciamento de projetos, desenvolveu soluções completas para que empresas fabricantes, importadores e usuários finais estejam sempre alinhados às exigências técnicas e legais da norma.

A TÜV Rheinland oferece uma avaliação criteriosa de terceira parte, na qual são examinados todos os requisitos aplicáveis da NR-12 e de normas correlatas por meio de inspeções, ensaios e verificações de documentação técnica. Sendo todas as exigências cumpridas, é emitido um Atestado de Conformidade NR-12. 

“A conformidade com a NR-12 representa prevenção de doenças e de acidentes de trabalho. É obrigatória para qualquer equipamento novo ou usado. Porém, a emissão do atestado está condicionada a evidências de que todos os requisitos, considerando projeto, fabricação, instalação, manutenção e documentação, atendam plenamente às normas vigentes”, explica Robynson Molinari, Gerente de Negócios.

A atuação da TÜV Rheinland e a expertise da empresa nesta matéria garantem mais competitividade ao setor, incluindo segurança aos envolvidos com máquinas e equipamentos; segurança jurídica; adequação em possíveis fiscalizações de Auditores Fiscais do Trabalho; maior produtividade e aumento de disponibilidade e vida útil do equipamento; redução de incidências de acidentes do trabalho, bem como diminuição de custos indiretos por acidentes.

O atestado de conformidade das máquinas e equipamentos avaliados é rastreável pelo número do processo e número de série da máquina. Em usuários finais, é fixada uma etiqueta de identificação e de avaliação no equipamento.

Além dos serviços de inspeção e avaliação que culminam com a obtenção do Atestado de Conformidade NR-12, a TÜV Rheinland também oferece treinamento, a fim de proporcionar a melhor compreensão da norma e, consequentemente, a saúde e integridade física dos trabalhadores.

A TÜV Rheinland do Brasil já presta este serviço, principalmente para indústrias do setor automotivo, alimentício, de papel e celulose, de embalagens, de plásticos, entre outros, e também realiza parcerias com escritórios internacionais da TÜV Rheinland no caso de fabricantes no exterior.

Para os fabricantes internacionais ou usuários finais que estão adquirindo máquinas no exterior, a TÜV Rheinland, multinacional presente em mais de 69 países, dispõe de profissionais qualificados próximo ao fabricante internacional para realizar as inspeções, ou interferências técnicas com sua equipe do Brasil.

Para a indústria de máquinas, além do serviço de NR-12, a TÜV Rheinland também possui expertise na realização dos serviços de ensaios, inspeções, avaliação documental e certificação destinados à exportação, como a Marcação CE para a Europa e NRTL para os Estados Unidos.